• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Secretaria de Saúde emite nota sobre casos de meningite registrados em Dois Vizinhos

Apenas uma criança e um adulto tiveram confirmação da meningite.

Image
  • 09 de Novembro de 2017
  • Imagem ilustrativa.

  • 242

"A Secretaria Municipal de Saúde, vem através desta nota, esclarecer a população sobre os casos de Meningite que aconteceram no nosso município.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que existem diferentes tipos de meningite, as causadas por bactérias e as causadas por vírus. A meningite viral é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida. A melhora costuma ser espontânea, em algumas semanas, sem necessidade de tratamento específico. A meningite bacteriana tem consequências mais graves caso não seja tratada conforme os protocolos clínicos estabelecidos. O tratamento é realizado com antibióticos por via venosa e monitoramento hospitalar.
Ocorreram dois casos de crianças suspeitas de Meningite no mesmo CMEI, porém, até o momento, somente um dos casos foi confirmado como Meningite viral pelo LACEM (Laboratório Central do Estado), o outro caso suspeito em criança ainda aguarda o resultado do LACEM. Tivemos também, mais 3 adultos com suspeita da doença.
O único caso de meningite bacteriana confirmado em 18/10/2017 foi um adulto de 35 anos, que ficou hospitalizado e foi encaminhado para o Hospital do Rocio em Campo Largo. Informamos ainda que o paciente em questão recebeu o tratamento adequado, já retornou ao município e também ao trabalho, e está em boas condições de saúde.
O atual boletim epidemiológico da Meningite no município é: 
01 caso de meningite viral em criança com resultado de exame confirmado pelo LACEM.
01 caso de meningite bacteriana em adulto com resultado de exame confirmado pelo LACEM.
02 casos de meningite em adulto com resultado de exame negativo pelo LACEM.
01 caso de meningite em criança aguardando resultado do exame do LACEM.

Solicitamos que, caso sejam observados sinais e sintomas, tanto em crianças como adultos, como: febre de início súbito, vômito, náuseas, dor de cabeça e rigidez de nuca e/ou manchas vermelhas na pele, procurem a unidade de saúde mais próxima para avaliação e orientação de um profissional de saúde.

Em caso de dúvidas, entrar em contato com o setor de Vigilância Epidemiológica, através do telefone (46) 3581-5700.

Edson Spiassi
Secretário Municipal de Saúde"

Fonte: Assessoria

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/