Em DV, quase metade dos eleitores fizeram recadastramento biométrico

Recadastramento não é obrigatório no município, mas 47% dos eleitores já o fizeram.

Image
  • 18 de Abril de 2018
  • Imagem ilustrativa

  • 447

O eleitor que tiver interesse em realizar o recadastramento biométrico deve se dirigir ao Fórum Eleitoral de Dois Vizinhos até o dia 09 de maio, data-limite do calendário eleitoral para alistamento, transferência e atualização de dados.

Segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Dois Vizinhos até esta quarta-feira, 47,60% já haviam feito o recadastramento, o que representa 14.276 dos 29.990 eleitores, número elevado haja visto que a biometria não é obrigatória, mesmo assim, a justiça eleitoral faz o pedido para os eleitores antecipem esse processo.

O agendamento pode ser feito pelo site http://www.tre-pr.jus.br. Clicando no link “Agendar Biometria” e preenchendo os campos solicitados. No dia agendado, o eleitor deve ter em mãos o título de eleitor, RG e comprovante de residência.

Dia 09 de maio é também a data-limite para regularizar o titulo de eleitor. O título eleitoral é cancelado quando o eleitor deixa de votar por três eleições consecutivas, sem justificar sua ausência. Cada um dos turnos de um pleito é contabilizado como uma “eleição” pela Justiça Eleitoral. Após essa data, os eleitores ainda poderão regularizar o título eleitoral para evitar as consequências de ficar com o documento cancelado, mas não poderão participar das eleições deste ano.

O prazo também vale para os eleitores alterarem seus dados cadastrais ou transferirem seu domicílio eleitoral e ainda para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral com acessibilidade. Do mesmo modo, esse é o prazo para que os presos provisórios e os adolescentes internados que não possuam título regular façam o alistamento eleitoral ou solicitem a regularização de sua situação para votar em outubro.

Ao se dirigir ao cartório eleitoral, o cidadão deve levar consigo os seguintes documentos: título de eleitor, caso o possua; um comprovante de residência (sempre que possível, em nome do eleitor e, para os casos de transferência, com antecedência mínima de três meses); um documento oficial de identificação pessoal contendo, no mínimo, nome, filiação, data de nascimento e nacionalidade; e o comprovante de quitação militar, quando do sexo masculino.

O primeiro turno das eleições deste ano será realizado no dia 7 de outubro.

Fonte: Portal Educadora