Giselle Loures
Marketing e Comunicação
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Showroom de negócios vai reunir quase 50 empresas de todas as regiões do Estado, nos segmentos de moda feminina, masculina, fitness, fashion e acessórios, para prospectar e fechar negócios

 

A quarta edição do Paraná Business Collection, evento de moda e negócios realizado pelo Sebrae/PR e pelo Sistema Fiep, que acontece de 22 a 26 de fevereiro em Curitiba, vai reunir 48 empresas paranaenses em um showroom de negócios. A fórmula criada desde a primeira edição do evento vem gerando resultados positivos no fechamento e prospecção de novos negócios. Em um espaço exclusivo, os empresários têm a oportunidade de mostrar a qualidade e a criatividade da moda produzida no Paraná para compradores selecionados, estratégia que amplia os canais de vendas e divulga as marcas paranaenses.

 

Na última edição do Paraná Business Collection, o showroom movimentou uma cifra de R$ 5 milhões em negócios fechados e prospectados. A expectativa é que esta marca seja superada, já que para 2010 o número de empresas participantes do showroom praticamente dobrou. Com peças nos segmentos feminino, masculino, fitness, fashion e acessórios, as empresas fazem do Paraná Business Collection uma vitrine de suas coleções. Uma das novidades desta edição do evento é a exposição de acessórios, segmento que pela primeira vez participa do showroom.

 

"O segmento de acessórios é uma novidade nesta edição, pois contempla uma visão mais ampla do conceito de moda, no qual os acessórios fazem parte do look total", explica o coordenador estadual dos Projetos de Vestuário de Moda do Sebrae/PR, Edvaldo Pires Corrêa.

 

A empresária Fernanda Nadal, da marca de acessórios que leva o seu nome, empresa com sede em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, está animada com a participação no evento. "Nossa expectativa é muito grande, já que é o primeiro evento deste gênero que participamos", diz. Responsável por criar e assinar as peças, Fernanda conta que a proposta é oferecer para lojistas a possibilidade de comercializar peças exclusivas com seus clientes. "Uma loja em Maringá pode pedir um produto exclusivo para vender, inclusive com a marca dele ou associada à nossa. A ideia é desenvolver uma linha, em uma quantidade pequena e exclusiva para esse cliente", exemplifica a empresária. Fernanda ainda complementa que, além de trabalhar com esse conceito, a marca também traz para o Paraná Business Collection uma linha de sapatos com couros exóticos, pedrarias e acessórios.  

 

O empresário Carlos Alberto Pedrotti, sócio-proprietário da Betu´s, diz que espera realizar novos contatos e fechar novos negócios no showroom. "Queremos mostrar a marca, ganhar experiência, expor nossos produtos e, até, ouvir críticas. Já participamos do showroom de negócios em 2008 e os resultados pós-evento também foram muito positivos e colhemos bons frutos", conta Pedrotti. A Betu´s foi inaugurada já como uma marca em 1994, em Santo Antonio do Sudoeste, produzindo moda masculina, no segmento de jeans. Hoje, a sede da empresa fica em Santa Lucia, na região oeste do Paraná, e comercializa sua produção para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

 

"No showroom vamos abrir novos contatos", projeta a empresária Irit Czerny, sócia-proprietária da Lafort Collection. A empresa, sediada em Curitiba, começou como uma malharia retilínea com o pai de Irit Czerny, em 1964. O negócio ampliou a sua atuação e há 15 anos, Irit é uma das gestoras da empresa, que confecciona moda feminina para mulheres modernas e bem informadas, como define a empresária. Uma estilista é a responsável pelas coleções da empresa, que chegam a São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e, também, em Brasília. "Trabalhamos também na modalidade private label, confeccionando peças para marcas do país inteiro", diz a empresária, que também vai levar a marca Lafort Collection para as passarelas do Paraná Business Collection.

 

De Rolândia, região norte do Paraná, a marca Dona Dita participa pelo segundo ano consecutivo do showroom. O empresário Claudio Motta conta que na edição de 2009 ele teve a oportunidade de mostrar a empresa. "Já estamos há cinco anos no mercado e participar foi bacana para divulgar a marca. Nossa expectativa para esta edição é muito boa, pois o Paraná Business reúne as melhores marcas de roupas e nós estamos entre elas", avalia Claudio Motta. A Dona Dita emprega diretamente 12 funcionários e confecciona moda casual e fitness.

 

A marca Dizzem faz a sua estreia no showroom do Paraná Business Collection. As peças são produzidas em Cianorte, região noroeste do Estado, e chegam aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraná. "Em Curitiba, nós ainda não temos representantes e, também, queremos ampliar nossa rede de contatos", observa o empresário Alberto Nabhan. Já sobre a criação das peças, Nabhan conta que todas as coleções são desenvolvidas por uma equipe, nos segmentos de moda feminina e masculina.

 

Ao lado do irmão, o jovem empresário Maicon Cleber Ogregon, de 22 anos, é responsável pela criação e desenvolvimento da marca Full Hill. Há um ano e meio a marca está no mercado e, segundo o empresário, já abriu frentes importantes para a divulgação das roupas, produzidas em Santo Antonio do Sudoeste, região sudoeste do Paraná, em programas de televisão voltados ao público jovem e vestindo músicos de bandas. "O estilo da nossa marca é extrovertida, voltada para o jovem. Mais do que um produto, vendemos ideias", explica Maicon Cleber Ogregon. "Vamos participar do Paraná Business para divulgar a marca e conhecer um pouco mais do evento. Nossa intenção é desfilar na próxima edição", diz o empresário.

 

Estímulo aos negócios

 

Ao todo, são 110 compradores convidados de todo o Brasil, número que praticamente dobrou com relação à última edição, para participar do Paraná Business. Compradores de outros países também marcam presença no evento. Lojistas do Paraguai e da Argentina foram convidados para conhecer a moda paranaense e fechar negócios com os empresários. Edvaldo Corrêa, do Sebrae/PR, explica que, para potencializar o processo de vendas, treinamentos serão realizados com os expositores. "Nesses treinamentos, serão abordados temas como, por exemplo, taxas, preços, processo de aduana. Essa estratégia é uma forma de preparar esses empresários para a abordagem desses compradores e prepará-los para as vendas", explica Correa.

 

O executivo da CNA - Federmoda, uma confederação de apoio às pequenas empresas italianas, Antonio Franceschini, desembarca em Curitiba para a quarta edição do Paraná Business Collection. Franceschini esteve na última edição do evento e neste ano, além de acompanhar as novidades da moda produzida no Estado, o executivo da CNA - Federmoda também foi convidado para integrar o júri do Prêmio João Turin, iniciativa que valoriza os novos talentos.

 

Na avaliação do gerente da Unidade de Programas Estaduais (UPE) do Sebrae/PR, José Gava Neto, o Paraná Business Collection mescla moda e negócios, e esta é a sua principal qualidade, já que atende um maior número de empresas. "É uma oportunidade para que as pequenas empresas do setor de vestuário do Paraná mostrem a criatividade e qualidade da moda paranaense em um evento que integra a produção e o mercado, o que amplia os canais de relacionamento dessas empresas", avalia José Gava Neto.

 

Moda e oportunidades

 

O Paraná Business Collection traz também atrações para todos os gostos. Estão programados desfiles, exposições, ciclo de atualização de moda, bate-papo com especialistas, oficinas, palestras, debates, um encontro estadual de coordenadorias de cursos de moda e o tradicional Prêmio João Turin.

 

Doze desfiles de grifes paranaenses estão sendo preparados para os cinco dias de evento: Jefferson Kulig, Lafort Collection, Fábio Bartz, Lucia Figueredo, Sinistra, picnicdelefante, Basic, All Purpose, Raffer, Chita Brasil, Joyful, Basic e Silmar Alves. Os estilistas paranaenses vão lançar na passarela a moda Inverno 2010.

 

A quarta edição do Paraná Business Collection acontece de 22 a 26 de fevereiro, no Cietep, em Curitiba.  Informações: http://www.paranabusinesscollection.com.br/

 

Sobre o Sebrae/PR

 

O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul do  País. No  Paraná, 5 regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do  atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados.  O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

 

Informações para a imprensa: jornalista Giselle Loures - (41) 3330-5846.

 

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