Verê vence o primeiro jogo da final do Paranaense sub-17

Verê conta com a estrela do atacante Thiago e vence Paraná no primeiro jogo da decisão do estadual.

Image
  • 06 de Dezembro de 2018
  • Foto: Matheus Meneses

  • 323

Paraná Clube e Verê se enfrentaram nesta quarta (5) na Vila Capanema pelo confronto de ida da decisão do Campeonato Paranaense Sub 17. Após um primeiro tempo de domínio dos visitantes, com Thiago abrindo o placar, o Tricolor começou o segundo tempo ligado e chegou a empatar o jogo. No entanto, o centroavante apareceu novamente, definindo o placar em 2 a 1 Verê.

 

PRÉ-JOGO: As equipes passaram por duas fases de grupos e pelas semifinais para chegarem até essa decisão. Após liderarem suas chaves no início, Paraná e Verê caíram no mesmo grupo na segunda fase, com a equipe do interior terminando em primeiro lugar e o Tricolor logo atrás. Nas semifinais, o Verê eliminou o Maringá e o Paraná superou o rival Atlético. Nas duas oportunidades em que os times se enfrentaram, uma vitória pra cada lado.
O EMBATE: A partida começou aberta, com a defesa mandante tendo dificuldade em sair jogando e os visitantes aproveitando para pressionar no campo ofensivo. O Tricolor respondia por meio de bolas paradas, tentando o gol via jogo aéreo. Mesmo sem jogarem na retranca, as duas equipes demoraram a assustarem os goleiros, tanto que a primeira defesa só ocorreu aos 17’, após falta cobrada por esquerda. O calor era forte em Curitiba, o que dificultava um jogo veloz e ajudou a diminuir o ritmo da peleja.
As coisas começaram a mudar na metade da primeira etapa, quando o meia Cabelo inverteu o lado de ataque, passando a atuar pela canhota. O resultado veio aos 33’: ele ganhou na intermediária e tocou para Balotelli, que enfiou a bola por entre os zagueiros; Thiago apareceu livre e tocou por cima de Gabriel para abrir o placar ao Verê. Após a vantagem, o time visitante passou a controlar o jogo e até o fim da primeira etapa não foi ameaçado pelo Paraná, que não conseguiu envolver a marcação adversária.
Na volta do intervalo, o treinador Eder Moraes fez duas alterações, corrigindo a lateral esquerda e inserindo um homem de referência no ataque. O resultado foi imediato: logo aos 2’, Vitinho cobrou falta da direita, Vitão ajeitou para o meio e o centroavante Spaniol, uma das caras novas, empatou o jogo. O Tricolor melhorou, incomodava de fato a defesa adversária e parecia próximo da virada. No entanto, aos 10’, Rafinha cobrou falta da intermediária e Thiago apareceu novamente, cabeceando no canto esquerdo e esfriando o ímpeto paranista, 2 a 1 Verê.
Com a retomada da vantagem, o time do sudoeste passou a fechar os espaços defensivos, buscando brechas para sair em velocidade. O Tricolor ficava com a posse de bola, mas faltava um último passe qualificado que propiciasse novos arremates. Na parte final do jogo, uma chance pra cada lado. Pelo Paraná, Meiado bateu de primeira da entrada, mas a bola passou por cima do gol. Pelo Verê, Mateus S. tentou por cobertura, mas a bola foi por cima. Após a expulsão de Rayan nos acréscimos, não houve tempo para reação. Final na Vila Capanema, Paraná 1 x 2 Verê.

 

PARANÁ: O Tricolor da vila apresentou um problema do lado esquerdo da defesa, com o zagueiro Vitão errando muitos passes e o lateral Matheus Negão “furando” a bola em algumas jogadas. Além disso, na etapa inicial o time não conseguiu trabalhar a bola quando chegava próximo à grande área, tanto que João não fez uma defesa difícil no primeiro tempo. No início do segundo tempo a equipe teve uma melhora, mas o segundo gol de Thiago freou qualquer chance de reação. Foi uma atuação abaixo da média do Tricolor.

 

FIQUE DE OLHO: Molins. O meia foi uma das poucas válvulas de escape do jogo, conseguindo ganhar do lateral adversário na velocidade. Sofreu a flta que originou o gol paranista.

 

VERÊ: A equipe do Sudoeste não se intimidou em jogar na Vila Capanema, conseguindo explorar as falhas defensivas do adversário e apresentando um meio-campo muito habilidoso, principalmente através dos atletas Cabelo e Gabriel. Na segunda etapa, teve força mental após tomar o empate e, após retomar a dianteira, soube administrar a vantagem.

FIQUE DE OLHO: Thiago. O centroavante foi peça chave para a vitória, mostrando repertório nos gols. No primeiro, velocidade e boa infiltração. No segundo, habilidade no jogo aéreo. Além disso, soube tabelar com os meias em diversos momentos.
PRÓXIMA RODADA: O jogo de volta da decisão do Paranaense Sub 17 acontece no próximo sábado (8), 9h, no estádio Vila do Mar, em Verê.
Fonte: www.doricoaopobre.com.br