Trabalhos servirão de base para duas teses de mestrado.
Foto: Alexandre Baggio/ JdeB
353
Na manhã de quarta-feira, 5, pesquisadores dos cursos de Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Maringá (UEM), de Umuarama e da FAG, de Cascavel, estiveram no zoológico da Unisep, em Dois Vizinhos, realizando pesquisa com os felídeos.
Os trabalhos com os animais que estão aqui, servirão de base para duas teses de mestrado através da coleta de sêmen dos animais nativos. “A gente tem uma parceria com a Unisep desenvolvendo projeto de pesquisa junto com o programa de mestrado que temos na nossa Universidade. Aqui, estamos trabalhando com duas dissertações de mestrado que estão sendo conduzidas, boa parte delas, aqui no zoológico da Unisep. Nesses dois projetos, em um, a gente faz com contenção farmacológica dos animais e o outro com manejo do sêmen deles, onde estamos testando técnicas de congelação espermática de felinos e, aqui, como temos diversos felinos, neotropicais, ou seja, nacionais, estamos enfatizando essa parceria bastante útil”, disse Antônio Martinez, professor da UEM.
Ele destacou o andamento do trabalho. “A gente está numa primeira etapa, somente para ver a viabilidade espermática, ou seja, se a técnica de congelar esses espermatozoides funciona. Nos resultados preliminares, aparentemente, tem dado certo. Já colhemos sêmen de jaguatirica, gato do mato pequeno, maracajá, que talvez seja a espécie mais ameaçada e, agora, da onça”, completa. Os projetos tem também a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão