• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

SABADÃO SERTANEJO

com

JEFERSON THIAGO

Dois Vizinhos lidera geração de empregos no Sudoeste

De janeiro a novembro, Dois Vizinhos gerou 582 novos postos de trabalho.

Image
  • 31 de Dezembro de 2018
  • Imagem ilustrativa.

  • 239

Os dados de geração de empregos divulgados nesta semana pelo Ministério do Trabalho apontam dois municípios como os que mais criaram novas vagas no Sudoeste. Dois Vizinhos e Palmas geraram 582 e 563 novos postos de trabalho entre janeiro e novembro, superando o resultado de cidades maiores da região como Pato Branco e Francisco Beltrão.


O bom desempenho de alguns segmentos tem ajudado a alavancar os índices de empregabilidade, segundo o prefeito de Dois Vizinhos, Raul Isotton. “Além de toda a cadeia em torno da BRF, que vai desde carregadores até a limpeza de aviários, têm se destacado o setor de metalmecânica, a construção civil e o comércio de um modo geral, que atrai moradores de outros municípios próximos e fomenta nossa economia. Isso tudo influencia e indica que nosso município voltou a ter credibilidade para se investir”, comenta.


Apesar do resultado acumulado desde o início do ano, em novembro Dois Vizinhos gerou apenas 19 novas vagas. Palmas, que também contabiliza mais de 500 novos empregos no ano, criou apenas seis postos. O resultado menor do mês também foi identificado em Beltrão, com 16 novas vagas, mas não em Pato, que criou 112 postos.


De um modo geral, pequenos e médios municípios também têm ajudado na retomada da empregabilidade no Sudoeste. Juntos, Realeza, Ampere, Coronel Vivida e Chopinzinho já geraram mil novos empregos neste ano. As cidades com resultado negativo geralmente perderam poucas vagas, mas em Beltrão o impacto do fim da linha de abate de perus da BRF – que demitiu mais de 700 funcionários – foi significativo: o município acumula um saldo negativo de 590 vagas no ano. 


“Além dos funcionários diretos da BRF, tivemos ainda toda uma cadeia de fornecedores e prestadores de serviços afetada e que também teve que demitir, o que impactou cerca de 1,2 mil empregos. Não fosse isso, teríamos um saldo positivo de umas 800 vagas, mas ainda estamos tranquilo porque o resultado poderia ter sido maior, felizmente nossa economia local está conseguindo absorver e reagir frente a este cenário”, analisa o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Inácio Pereira, que cita ainda os três últimos meses com resultados positivos como sinal de recuperação.

Geração de empregos (jan-nov/2018)

Dois Vizinhos 582

Palmas 563

Ampére 295

Realeza 272

Chopinzinho 224

Coronel Vivida 222

Pato Branco 219

Marmeleiro 85

Itapejara 83

São Jorge d’ Oeste 75

Vitorino 66

Nova Esp do Sudoeste 60

Enéas Marques -2

StoAntonio do Sudoeste -15

Cruzeiro do Iguaçu -70

Capanema -145

Francisco Beltrão -590

Fonte: Caged/MTE