Ingredientes:
- 2 kg de bucho (se você achar feio, chame de dobradinha, mas é meio fresco)
- 1 pé de boi (mocotó)
- 1/2 kg de lingüiça calabresa
- 1/2 kg de bacon defumado
- 2 cabeças de alho
- 2 cebolas
- Sal a gosto (eu prefiro o tempero completo tipo arisco)
- Folhas de louro
- Pimenta vermelha
- Óleo
Modo de Fazer:
- Em uma panela de pressão, coloque o bucho (claro que cortado em tiras) cubra com água suficiente para cozinhar e sobrar água. Coloque uma colher de sobremesa de tempero completo. Obs.: Cuidado que o bucho comprado industrializado, cozinha rápido, coisa de 20 minutos na pressão e já dá para olhar.
- Não cozinhe demais, ainda vai chegar mais tarde.
- Em outra panela de pressão, coloque o mocotó picado, ou melhor cortado em pedaços de uns 2 ou 3 cm no sentido transversal (geralmente vem cortado), cubra com água (também para sobrar). Coloque uma colher de sobremesa de tempero completo e cozinhe.
- Esse leva 1 hora de pressão. Depois de cozidos, o bucho macio, mas não derretendo, e o mocotó se desprendendo dos ossos, deixe o bucho cozinhando com a panela aberta, ou melhor ainda, em outra panela maior onde se dará o fortuito encontro, em fogo baixo.
- Reparta o mocotó assim: pegue os dedos e metade da canela (do boi, bem entendido), com metade do caldo e coloque junto com o bucho.
- A outra metade, os tarugos da canela, descarne, solte totalmente o couro e as carnes, retire o tutano (limpe os ossos) e coloque tudo no liquidificador (os osso é melhor não colocar).
- Adicione o restante do caldo e bata tudo muito bem.
- Esse caldo, volta ao fogo, e depois de corrigido o tempero e apurado, servira de entrada como caldo de mocotó (lasque pimenta), para ativar os hormônios.
- Enquanto isso (na sala de justiça), o bucho, agora com o mocotó, está apurando.
10. Deixa ele quieto em fogo baixo.
11. Lance mão de uma panela ou frigideira apropriada, e coloque um pouco de óleo, e o bacon picado (em tamanho tal, de forma a ser encontrado depois, e não desaparecer) e deixe fritar bem.
12. Adicione a lingüiça também picada da mesma forma, deixe fritar.
13. Depois de fritos, coloque as cebolas picadas, e deixe alourar (alourar é frescura para refogar), adicione uma cabeça de alho picadinho (claro, depois de descascar cada um dos dentes) e deixe fritar.
14. Consciente de que não deve queimar e sim refogar tudo, despeje na panela do bucho e deixe ferver.
15. Adicione as folhas de louro e deixe o caldo espessar.