A 8ª Regional de Saúde acompanha de perto o caso do jovem João Pedro Ferrari, 16 anos, que morreu na terça-feira, 5, em decorrência de meningite. A chefe da Regional, Maria Isabel da Cunha, conta que ainda não há a confirmação de qual tipo de meningite acometeu o adolescente. “Nós aguardamos o diagnóstico pelo Lacen (Laboratório Central do Paraná) para definir qual o tipo da doença. O quadro clínico aponta meningite meningocócica, foi tratado para isso, mas são vários tipos e por isso só o exame pode atestar com precisão”.

Existem meningites virais, bacterianas, fúngicas, medicamentosa, carcinomatosa (causada por câncer) e inflamatória. Cerca de 60% dos casos de meningite no País são de origem viral (geralmente casos mais leves), 30% por bactérias (os casos mais graves) e fungos e protozoários registram 10% dos casos. “Nas meningites meningocócicas, causadas por bactérias, cerca de 60% são do tipo C, é a mais comum, por isso o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra esse tipo”, afirma Maria Isabel.

A chefe da 8ª Regional diz que não existe risco de epidemia e que o caso foi isolado. “As meningites são contraídas pelas vias respiratórias, por isso a prevenção assemelha com a gripe, por exemplo. É importante deixar os lugares bem ventilados, higienizar as mãos com periodicidade e não compartilhar objetos”, completa.

Fonte: Renan Guex/ JdeB

Últimas Notícias