• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

BOM DIA VIZINHO

com

JOAO PEDRO SEGATO

8ª RS diz que não há risco de epidemia de meningite

Chefe da 8ª Regional de Saúde diz que caso foi isolado.

Image
  • 07 de Março de 2019
  • Imagem ilustrativa.

  • 195

A 8ª Regional de Saúde acompanha de perto o caso do jovem João Pedro Ferrari, 16 anos, que morreu na terça-feira, 5, em decorrência de meningite. A chefe da Regional, Maria Isabel da Cunha, conta que ainda não há a confirmação de qual tipo de meningite acometeu o adolescente. “Nós aguardamos o diagnóstico pelo Lacen (Laboratório Central do Paraná) para definir qual o tipo da doença. O quadro clínico aponta meningite meningocócica, foi tratado para isso, mas são vários tipos e por isso só o exame pode atestar com precisão”.

Existem meningites virais, bacterianas, fúngicas, medicamentosa, carcinomatosa (causada por câncer) e inflamatória. Cerca de 60% dos casos de meningite no País são de origem viral (geralmente casos mais leves), 30% por bactérias (os casos mais graves) e fungos e protozoários registram 10% dos casos. “Nas meningites meningocócicas, causadas por bactérias, cerca de 60% são do tipo C, é a mais comum, por isso o Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra esse tipo”, afirma Maria Isabel.

A chefe da 8ª Regional diz que não existe risco de epidemia e que o caso foi isolado. “As meningites são contraídas pelas vias respiratórias, por isso a prevenção assemelha com a gripe, por exemplo. É importante deixar os lugares bem ventilados, higienizar as mãos com periodicidade e não compartilhar objetos”, completa.

Fonte: Renan Guex/ JdeB