A partir desta segunda-feira, 13, o fórum eleitoral da 115ª zona começa o recadastramento biométrico obrigatório de eleitores de Dois Vizinhos, Verê, Cruzeiro do Iguaçu e Boa Esperança do Iguaçu. Ao todo se estima que 23 mil eleitores precisarão passar pelo procedimento para não ter o título e o CPF cancelados. 
“Temos que fazer 100% dos recadastramentos nos próximos 90 dias, abrangendo Dois Vizinhos, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu e Verê. Lembrando que é obrigatório para todos os eleitores. Se não vier, o título e o CPF serão cancelados”, destacou a Dra. Divângela Précoma Moreira Kuligowski, juíza da 115ª zona eleitoral.
A estrutura e o horário de atendimento serão ampliados para que se consiga recadastrar o título de, no mínimo, 250 eleitores por dia.
“Já foi aberto o agendamento on-line [www.tre-pr.jus.br] e vamos atender das 10 às 18, em virtude da demanda. Nós recomendamos que as pessoas façam esse procedimento no nosso site, porque serão atendidos com prioridade quem tiver agendado. Quem não estiver, será por ordem de chegada. O recadastramento leva, em média, 15 minutos, sem contar o tempo de espera. Temos uma meta de recadastrar 250 títulos por dia e, cada dia que não for atingido esse objetivo, vai represar para o final. É importante que o eleitor compareça o quanto antes”, diz Carla Alexandra Conte de Costa Hang, chefe do cartório eleitoral. 
Os municípios vizinhos terão um cronograma especial de ônibus para trazer os eleitores para fazer o recadastramento. “Dividimos a semana com atendimentos, de ônibus, em dois dias para Dois Vizinhos e um para cada cidade. Os ônibus virão no dia determinado para cada cidade. Está bem organizado, basta o povo vir e fazer”, completou a juíza. Quem quiser saber o cronograma dos ônibus, basta procurar a Ação Social das prefeituras.

E quem já fez?
O eleitor que já fez o recadastramento biométrico em Dois Vizinhos não precisa mais fazer. “Quem já fez a biometria entre 7 de novembro de 2016 para cá, no Fórum Eleitoral de Dois Vizinhos, não precisa fazer a biometria. Se a pessoa fez a biometria em 2017 em outra zona eleitoral, por exemplo, e deseja votar aqui, tem que refazer a biometria aqui”, explicou Carla.

Documentos
Para fazer a biometria, é necessário levar o título de eleitor, se tiver, documento oficial com foto (por exemplo, habilitação, identidade), comprovante de residência no nome do eleitor, seus pais ou cônjuge – sendo obrigatória, nesse caso, a apresentação da certidão de casamento ou união estável por contrato público. 
Para a transferência de título é necessário o comprovante de residência (que precisa ser de mais antigo que três meses e mais novo do que um ano), além do título, se tiver, e documento oficial com foto. Para primeiro título, é necessário também, para os homens, o certificado de alistamento militar.
Como exemplo de comprovante de domicílio eleitoral, tem-se: Contas de luz, água ou telefone; certificado de registro e licenciamento de veículo; envelope de correspondência bancária, financeira, de consórcios, de estabelecimento de ensino ou expedida por órgão oficial; contracheque, contrato de trabalho ou carteira de trabalho; contrato de locação de imóvel, devidamente reconhecido, entre outros.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

Últimas Notícias