O ex-delegado, ex-vereador e atual presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Pedro de Jesus Colaço, recebeu o título de cidadão honorário de Dois Vizinhos. O projeto foi proposto pelo vereador Adriano Santiago (Rede) e aprovado por unanimidade. A solenidade de entrega aconteceu na Casa da Amizade, a pedido do homenageado, que também é sócio do Rotary Clube Dois Vizinhos Amizade.

A cerimônia foi presidida pelo presidente da Câmara, vereador Douglas Colaço (Pros), e todos os vereadores fizeram questão de usar a palavra para homenagear o dr. Pedro. “Até hoje, o dr. Pedro é lembrado por ter feito um excelente trabalho na Câmara. Sempre é ressaltado, dentro da casa, que ele tem o título de pessoa que mais estudava os projetos de lei e fundamentava a partir da legalidade, impessoalidade e moralidade. Agradeço ao senhor pela sua contribuição ao legislativo municipal”, disse Douglas.

Ele ressaltou que, mesmo tendo o mesmo sobrenome, eles não são parentes próximos, mas contou algumas estórias em que, de fato, o nome o ajudou em algumas situações cotidianas. Douglas também destacou a importância das homenagens. “Em nome da Câmara, quero deixar registrado aqui que essa legislatura tem feito ações nesse sentido, de reconhecer quem trabalha em prol do nosso município. Isso não é um mimo que a Câmara está dando, é um reconhecimento por tudo o que você fez pela nossa terra”, resumiu.

Discurso

O homenageado fez diversos agradecimentos na sua fala. “Hoje, os sorrisos sobram. A gente, quando está feliz, até engasga. Quero agradecer todos os discursos que me antecederam nesse momento muito especial. Também agradeço a Deus por todas as bênçãos recebidas. Ao senhor vereador Adriano Santiago, (Dida), que propôs esse título, aos vereadores que aprovaram, por unanimidade, e ao prefeito que assinou a lei. Muitíssimo obrigado. Agradeço também a minha família e aos meus amigos, pena que alguns não puderam vir”, disse.

Ele falou sobre a esposa Eni, com quem está casado há quase 50 anos, sobre os filhos e agradeceu a receptividade que teve em Dois Vizinhos, onde chegou em 1984. “Tal comenda traz a marca indelével do esforço, trabalho e dedicação do agraciado, mas contém a colaboração da sua família, de muitas pessoas, de seus amigos, de todos vocês. No meu caso, muito especialmente, da minha fiel companheira, por quase 50 anos, a dona Eni. O que posso mais querer na vida? Mais netos? Que venham. Bisnetos? Também. Muita saúde para minha esposa, que está fazendo tratamento em Beltrão e é uma guerreira que não se entrega. Quero também que vocês continuem sendo meus amigos. Não deixem de fazer isso, pois quando temos amigos, temos um sorriso largo. Que possa eu chegar a mil palestras e, claro, isso é muito importante, que eu continue assando carne para minha família. Ah, e também que o Palmeiras ganhe o mundial”, brincou.

Currículo

Pedro de Jesus Colaço é o quarto filho do humilde casal Juventino e Rosinha Colaço. Descendente de português, ele nasceu em Canoinhas (SC), no dia 9 de setembro de 1947. A mãe, muito católica, escolheu o nome. A família morava de ‘agregado’ num grande latifúndio, onde seus pais trabalharam, por 40 anos, na coleta de erva-mate e na lavoura. O casal teve 12 filhos, sendo que cinco morreram com menos de cinco anos. Em 1956, Pedro entrou na escolinha local. Aos 16 anos, teve que ir embora e morou na casa de um sargento expedicionário da FEB, com quem aprendeu a amar, de fato, a Pátria e a vida militar. Cursou o primeiro grau no Ginásio Marista Santa Cruz, de Canoinhas. Aos 20 anos, só com a roupa que vestia e pouco dinheiro, foi embora pra Curitiba. Trabalhou um ano na Gráfica Taquari e ingressou na Polícia Militar.

Em 1971, em Curitiba, casou-se com a jovem Eni Rodrigues da Silva, natural de Piraí do Sul (PR). O casal teve os filhos Deise, Daiane e Eduardo, nascidos em Curitiba e Solange, natural de Dois Vizinhos. Vieram, então, os genros Gilson, Júlio, Antonio e a nora Roselene. Vovô coruja, ama os netos Adriano, Vitória, Isabela, Giulia e Enzo.

Aos 26 anos, ingressou no Ensino Médio no Colégio Lamenha Lins. Para pagar as prestações da casa, trabalhou também como taxista. Em 1977, ingressou no Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduando-se em março de 1982. Em 1984, como subtenente da Polícia Militar, prestou concurso para delegado de Polícia Civil, passando em primeiro lugar. Escolheu vir para Dois Vizinhos, onde ficou aqui por cinco anos e meio. Depois foi para União da Vitória, voltou para Dois Vizinhos, foi para Pato Branco, onde ficou por dez anos (e também foi cidadão honorário), daí para Londrina.

Aposentou-se e voltou para Dois Vizinhos. Dr. Pedro é pós-graduado pela Unioeste, foi professor de Direito na Unisep, é rotariano, cursilhista, foi vereador entre 2005/08 e integrou vários conselhos. Já ministrou 742 Palestras em 34 anos sobre família e drogas em escolas, centos culturais, CIPATs, empresas, entre outros locais.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

Últimas Notícias