Como de costume, o último domingo de janeiro marca a realização do Dia do Vizinho, em Dois Vizinhos. Neste ano, será a 19ª edição do evento que motiva os vizinhos a confraternizarem. A promoção é dos três clubes de Rotary (Dois Vizinhos, Integração e Amizade) com o apoio do Rotaract, Interact e Associação das Senhoras de Rotarianos (ASR). “O Dia do Vizinho sempre acontece no último domingo de janeiro, sendo, em 2020, no dia 26 de janeiro. Estamos divulgando, fomentando a ideia, para que os vizinhos se reúnam, interajam entre eles porque a gente sempre enfatiza que o vizinho é o primeiro parente e quando há essa integração se vive melhor em comunidade. A gente percebe que muitas ideias boas saem desses encontros. Sabemos de vários casos de pessoas que, quando alguém se ausenta da casa, eles ficam de olho, tipo vizinho vigilante e buscamos, cada vez mais, fomentar essa ideia para gerar mais segurança”, disse Wilson Borsatti, presidente do Rotary Clube Dois Vizinhos, o mais antigo da cidade, em entrevista à Rádio Educadora.


Um dos grandes idealizadores do Dia do Vizinho é Francisco Fialkwoski, o Chico Despachante, que esteve no grupo de duovizinhenses que foi até Concórdia (SC) para conhecer o modelo da festa. “Fomos para Concórdia (SC) num Dia do Vizinho deles para sentir como funcionava. Trouxemos para cá, deu certo e chegamos na 19ª edição. Estamos divulgando e contamos com a participação de todos os duovizinhenses. As inscrições não são obrigatórias, mas estão abertas e servem para termos uma base de quantas festas vão acontecer. Costumamos visitar os eventos, levar a imprensa e vale lembrar que já tivemos anos com 350 festas e queremos que isso volte a acontecer, abrangendo toda a comunidade”, contou.


Ele falou que as festas motivam a partilha. “O importante é a confraternização, a amizade. Não importa o tamanho da festa. Na nossa festa, por exemplo, cada participante leva um prato de comida, o que consumiria em casa. Para a bebida, fazemos o pegue e pague e sempre sobra dinheiro. Isso fica como exemplo, principalmente, para as crianças. Dá pra jogar baralho, bater papo e as crianças brincam bastante. Sabemos de vizinhos, que são muitos amigos, que começam as festas no sábado à noite, tomam café da manhã juntos, almoçam e ainda jantam a sobra do almoço. Nós já fomos procurados pelo Rotary de Céu Azul que nos chamou para uma reunião para saber sobre a festa dos vizinhos, além de outras cidades que sabemos que se inspiraram na gente para fazer a comemoração”, completou Chico.
As inscrições das festas podem ser feitas na Machadinho Auto Center, Divel, Chico Despachante, Rádio Educadora e Tratorcarra. “O Dia Do Vizinho nasceu para se celebrar a amizade. A boa vizinhança temos que praticar o ano todo e esse dia é para comemorar a amizade do ano todo. Por isso, eu gostaria de convidar toda a sociedade, chamar o duovizinhense para participar desse evento fazendo festas porque a gente se dedica, convida e trabalha muito. Temos que chamar o pessoal do interior também, pois já tivemos mais de 50 festas no interior. Não estamos obrigando fazer a inscrição, mas peço que as pessoas liguem para nos informar e que possamos fazer as visitas nas festas. Vale lembrar que já foram 19 edições e nunca tivemos um boletim de ocorrência na PM, do evento. Estão todos de parabéns”, explica Marcos Freitas, que também está auxiliando organizar o evento. Ele enfatizou que o Rotary não autoriza o fechamento de ruas, isso deve ser conversado diretamente com o Departamento de Trânsito de Dois Vizinhos (Deptran) ou com a Polícia Militar.

Últimas Notícias