Buscando agregar apoio para a criação do partido Aliança pelo Brasil, o deputado estadual Coronel Lee (PSL) visitou Dois Vizinhos ontem, 21. Ele destacou que o objetivo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é ter as 500 mil assinaturas necessárias para criar ao partido até o final de janeiro para poder participar das eleições municipais em 2020. “O primeiro passo para que o cidadão possa apoiar a criação do partido é não estar filiado a nenhum partido. Isso é lei. Se ele for filiado, pode entrar no site do Aliança pelo Brasil e lá temos um exemplo de ficha para desfiliação que é só preencher, assinar e levar uma cópia para o diretório municipal e outra cópia para o cartório eleitoral do município para registrar. Esse é o primeiro passo. O segundo passo, que se torna o primeiro se a pessoa não for filiada a partidos, é ir até o cartório da cidade e preencher a ficha de apoio. Aqui em Dois Vizinhos, já tem um modelo da ficha no cartório local”, disse o deputado.


Ele destaca que essa ficha não torna o apoiador um filiado ao partido. “Temos uma ficha de modelo também no site, com dados do título de eleitor e, com ela, a pessoa vai se dirigir ao cartório mais próximo para, de preferência, assinar por verdadeiro”, destacou. O deputado fala sobre a importância de optar pela assinatura por verdadeiro. “É mais caro, mas pedimos isso porque se a pessoa reconhecer firma por semelhança, a assinatura precisa ser apreciada pela Justiça Federal, mas tem um prazo de dois, três anos. Agora, se a pessoa reconhecer por verdadeiro, aquele que leva a ficha e assina na frente do cartorário, começa a valer imediatamente. Então é essa a pressa que o presidente Bolsonaro tem para poder participar com todo seu exército já das eleições em 2020”, completa o deputado.


O coronel acrescentou que militares em atividade também podem apoiar a criação do partido. “Depois de criado, quando conseguirmos as 500 mil assinaturas no País todo, para filiação ao novo partido é outra história, precisa preencher outra ficha e passar outro trâmite”, disse. Para conseguir participar das eleições 2020, os militantes do Aliança pelo Brasil querem conseguir as assinaturas até o final de janeiro. “Nós temos que recolher as assinaturas nesse prazo, esse é o objetivo do presidente Bolsonaro. Pode continuar depois? Pode, mas não vai valer para o pleito eleitoral. A criação pode correr mais um ano, dois anos, quatro anos, só para se ter uma ideia, tem 74 novos partidos com processos de criação abertos antes do Aliança, mas todos esbarram nos mesmos problemas: as assinaturas”, completou.

100 mil em uma semana
O andamento das assinaturas estava superando as expectativas até o final do ano. “Até uma semana antes do Natal, eram mais de 100 mil assinaturas no espaço de uma semana. Aí veio Natal, Ano Novo, férias e ficou complicado. Semana passada o País retomou a velocidade e está crescendo numa velocidade muito grande, o que deixa o presidente bastante otimista para conseguirmos a criação do partido até março. Nós temos dois deputados federais, Filipe Barros (PSL) e Aline Sleutjes (PSL), que estão encampando a campanha no Paraná e eu estou visitando Oeste e o Sudoeste do Estado”, conclui.

Últimas Notícias