Da assessoria - A Secretaria Municipal de Saúde definiu o calendário das ações para o ano de 2020. De acordo com o secretário da pasta, Edson Spiassi, além das campanhas corriqueiras realizadas anualmente, várias ações foram definidas por toda a equipe.

 

Confira o calendário:

Em janeiro estão em andamento a campanha de controle e prevenção da Hanseníase.

Em fevereiro acontecem as campanhas de conscientização sobre DST’s e distribuição de preservativos para o carnaval e no dia 15 o dia “D” de vacinação contra o Sarampo.

Em março, de 9 a 13, campanha de coleta noturna de CP – Coleta do exame preventivo de colo do útero e de 20 a 24 semana da tuberculose com coleta de escarro. No dia 25 de março, é o dia “D” do sintomático respiratório.

Em abril tem a campanha de vacinação da influenza e a prevenção ao diabetes e hipertensão arterial que ocorrerá no dia 26.

Em maio será realizada, juntamente com as demais secretarias municipais, orientações do trânsito dentro de “Maio Amarelo”. No mesmo mês, no dia 18, tem a luta antimanicomial.

No mês de junho a campanha é voltada para a doação de sangue e medula óssea, denominada “Junho Vermelho”. Ainda no dia 21 combate a drogadição.

Em julho acontece a campanha de teste rápido de hepatites virais, com o apoio do Rotary Club.

Em agosto tem a campanha de amamentação e combate ao tabaco, com o ambulatório do fumo.

Em setembro, no dia 10, é o Dia mundial de prevenção ao suicídio sob a coordenação do CAPS e Comitê de saúde mental. Também tem a campanha de multivacinação.

No mês de outubro em a campanha “Outubro Rosa” com a realização de preventivos, mamografia e planejamento familiar. No dia 4 dia do ACS – Dia do agente comunitário de saúde e dia 10 é o Dia Mundial de Saúde Metal.

Em novembro tem a campanha de prevenção a saúde do homem dentro do “Novembro Azul” e a ação de prevenção as situações de violência, denominada de “Novembro Roxo”.

Para fechar, em dezembro, no dia 1º é lembrado o dia mundial da luta contra a AIDS, denominado como “Dezembro Vermelho”.

Últimas Notícias