Na manhã de sexta-feira, 20, o prefeito Raul Isotton (Sem Partido), de Dois Vizinhos, depois de mais uma reunião com o comitê de enfrentamento ao coronavírus, emitiu novo decreto para que o comércio seja fechado a partir das 18h. Continuam podendo funcionar os supermercados, farmácias, entregadores de água e gás, postos de combustíveis, setores da saúde, segurança e serviços funerários e todos os setores da cadeia produtiva do agronegócio. “Vamos todos juntos, é difícil, eu entendo o comerciante, o empregado, mas eu acho que a hora é de darmos as mãos e discutirmos, encontrarmos uma solução. A partir das 17h30 vamos ter o toque de recolher, fazer um movimento para que as pessoas que estão na rua se conscientizem dessa situação. Amanhã o comércio vai estar fechado e vamos evitar as aglomerações, principalmente, nos supermercados. Já está determinada a vigilância e fiscalização e o mercado que não cumprir podemos chegar e fechar também. Esse é o nosso recado até o presente momento”, disse o prefeito em entrevista coletiva.

Ele falou sobre o trabalho de discussão perante as principais cadeias produtivas do município. “Temos uma situação que, hoje, está em torno da BRF, da Pluma e sabemos de outras empresas que já estão tomando medidas para o trabalho em casa. Nessa cadeia produtiva do agronegócios estamos conversando com os diretores para saber as medidas que estão sendo tomadas”, completou. Ele também pediu para as pessoas ficarem em casa. “O maior risco está com os idosos que precisam ficar em casa. Precisam acabar as concentrações em canchas de bocha, bares, lanchonetes, academias, vamos ter que parar. Estamos definindo sobre o transporte coletivo, de que forma vamos fazer, em regiões o transporte coletivo já foi encerrado e é possível que isso aconteça aqui também”, conclui.

Edilberto Minski, presidente da Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL) ressaltou que muita gente não estava respeitando os pedidos para que ficassem em casa. “É um momento delicado, difícil tomar essas decisões. Essa semana estamos tendo reuniões diárias e acreditamos que essa medida será tomada em todo o Estado, por isso, a gente dá o aval ao prefeito para esse decreto. Mesmo com todas as orientações passadas durante a semana, por consciência, muita gente não estava agindo. Precisamos isolar esse vírus. Se perder o controle depois não tem o que fazer, não podemos ter uma pandemia aqui. Essa decisão, nesse momento, precisa ser tomada. Por isso esse apoio que estamos dando, muitos nos perguntam como está Dois Vizinhos, nós temos dois casos suspeitos, nessas reuniões que fizemos durante a semana conversamos sobre o monitoramento de todas as pessoas que estavam fora da cidade, viajando para outras regiões, todas estão preocupadas antes mesmo de voltar entraram em contato com a Secretaria de Saúde e a grande maioria está consciente e pedimos ao nosso associado que controle a entrada de pessoas no estabelecimento durante essa sexta, façam ações que impossibilitem a propagação, vamos ter consciência. É melhor termos o cuidado agora, do que termos uma pandemia, desespero no futuro”, conclui.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

Últimas Notícias