blog-details
  • 25 Jun 2020

  • Foto: Diogo Marquetti e Larissa Antunes, e a filha Clara.

  • 424

O nascimento da Clara, primeira filha do casal Diogo Marquetti e Larissa Antunes, fez com que a família buscasse melhores alternativas de alimentação. Nisso, a família esbarrou nas dificuldades para encontrar os produtos em Dois Vizinhos. O problema aumentou durante a pandemia de coronavírus, pois não existia um delivery para esse tipo de produto justamente num momento em que se precisa cuidar ainda mais da saúde.

A combinação de todos esses fatores fez com que nascesse o fazendita.com. No site, o cliente escolhe os produtos, faz o pagamento e no sábado seguinte recebe os orgânicos na sua casa. “Eu nunca tinha trabalhado com nada relacionado a produtos orgânicos e agricultura familiar. A ideia saiu do papel no começo da pandemia, quando eu e o engenheiro florestal Ciro Duarte Paula Costa, estávamos conversando e discutindo alguns projetos. A gente queria ter uma plataforma parecida com o que é o Fazendita, mas o objetivo inicial era que os produtores entrassem, criassem uma conta e fizessem tudo o que o site hoje faz, que é receber pedidos, embalar e fazer a entrega”, explicou Diogo Marquetti.

Num primeiro momento, a ideia não foi bem aceita pelos produtores. “A rejeição foi de 100% com os primeiros produtores que procuramos. Cada produtor tinha sua razão, mas eles não quiseram participar. Eles entrariam, no primeiro formato, com a venda e a entrega. Mesmo com a dificuldade, eu via muito potencial na ideia e falei para o Ciro para que a gente mantivesse e fizesse o atendimento e a entrega. Ele teve algumas dificuldades de tempo porque eu queria acelerar o processo, conversamos e ele falou para seguir o projeto e a partir disso ficou só comigo”.

Novo formato, parceiros fechados

O próximo passo foi o site absorver a questão de receber os pedidos, pegar nas propriedades e fazer a entrega. Assim, conseguiu-se os fornecedores e o projeto saiu do papel no começo de junho. “Os produtores fazem um trabalho excepcional para termos esses produtos de qualidade, mas, em alguns casos, faltava essa ponte com a cidade. Por isso, buscamos fornecedores em Dois Vizinhos e na região numa forma de valorizar e de fazer com que o que é produzido aqui chegasse na mesa dos duovizinhenses. Viemos para resolver dois problemas: um deles é a visibilidade para a agricultura familiar, principalmente o orgânico, ajudando eles a vender. E o segundo lado é a questão do consumidor, que consegue montar uma cesta de produtos e receber em casa. Antes, em alguns casos, era necessário passar em dois, três lugares para pegar os produtos e o site vem para colocar tudo num lugar só. Você navega, conhece o que tem para comprar e queremos trazer essa facilidade para quem busca esse estilo de vida”.

Testes realizados com sucesso

Nos três primeiros sábados de atividade, em junho, o site foi ganhando mais clientes. “A princípio tivemos audiência controlada, convidando os amigos mais próximos e familiares para testar. Eu fiz tudo sozinho, usei plataformas prontas e precisava testar operação, logística, fazer as contas e saber se estava dando lucro e prejuízo, então esse mês foi piloto, de aprendizado contínuo. Em julho, estamos com planejamento de começar a divulgar melhor e receber atendimentos via WhatsApp para toda a cidade de Dois Vizinhos”, estima Diogo.

O que o site reserva para o futuro?

No momento, o trabalho de entrega de orgânicos está restrito para Dois Vizinhos. No futuro, talvez, o site atenda outros municípios. “Eu vejo que é muito legal expandir para outros municípios, mas o produto orgânico tem limitação de produção e a dificuldade de produtos variados. A estratégia agora é estruturar bem para, no futuro, talvez, poder atender outras cidades. O objetivo é buscar uma forma de fazer a entrega mais rápida, em 48 horas, e, para isso,precisamos nos estruturar. Quero me manter aqui até o serviço estar automatizado e com maior eficiência e qualidade. Quero formatar bem e depois a gente consegue replicar para outro município”, conclui Diogo.

Fonte: Alexandre Baggio

CONFIRA O PROGRAMA SETE E MEIA DESTA QUINTA-FEIRA, 25, COM Diogo Marquetti SOBRE A FAZENDITA

Últimas Notícias