A Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos divulgou um novo boletim do coronavírus no sábado, dia 27, descartando dois suspeitos no município.

De acordo com a atualização, Dois Vizinhos tem 10 casos confirmados pela rede pública, destes 2 estão em isolamento hospitalar, 2 em isolamento domiciliar e 6 estão recuperados. Há ainda outros 6 casos confirmados pela rede particular, todos recuperados.

08 pacientes aguardam resultados do Laboratório Central do Paraná (no relatório anterior eram 10), 41 casos foram descartados e 115 pessoas estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde.

UM PACIENTE ESTÁ NA UTI DO REGIONAL

Um dos pacientes em isolamento hospitalar, está internado na UTI do Hospital Regional em Francisco Beltrão. “Estamos há 90 dias falando da pandemia da Covid-19, das formas de prevenção, sempre ressaltando o pedido para que a população, realmente, leve a sério, porque o problema é grave. Os casos estão aumentando no Paraná e no Sudoeste não é diferente. Tivemos um momento de estabilidade em Dois Vizinhos, muitos, talvez, esqueceram as medidas de prevenção e hoje estamos num momento muito difícil. Pedimos encarecidamente todos os cuidados, a utilização da máscara, álcool em gel, higienização das mãos e o distanciamento social”, disse o secretário de Saúde Edson Spiassi.

O secretário falou sobre a situação dos pacientes de Dois Vizinhos. “Uma pessoa está na UTI em Beltrão, no Hospital Regional e o estado dela inspira muitos cuidados e outros dois em isolamento domiciliar. Dos exames que recebemos o resultado via Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR), outros seis já estão recuperado, além dos seis pacientes que fizeram exames em laboratórios particulares”, completou.

ESTRUTURA

O secretário ainda falou sobre a estrutura em Dois Vizinhos. “Estamos bem preocupados, nossa estrutura hospitalar em Dois Vizinhos pode atender várias pessoas, como já foi atendido, teve um caso que ficou aqui quase 20 dias internado no Pró-Vida, deu alta, já está em casa, então temos condições por hora de atender, mas o Hospital já tem lotação alta, porque temos a pandemia e as outras doenças que continuam acontecendo e se tivermos aumento grande de casos vamos ter problemas até de internação de pessoas. No Hospital Regional estão 100% dos leitos ocupados e isso preocupa bastante porque tivemos casos de pacientes da nossa região ir para outras regiões. Não queremos, daqui a pouco, disputar leitos ou o médico escolher quem vai entubar porque realmente é muito sério”, completa.

O secretário lembra que, em caso de confirmação de coronavírus, quem não cumprir o isolamento poderá ser punido judicialmente.

ATENDIMENTOS ACONTECEM NO CIEM

A recomendação é que, o duovizinhense que tiver qualquer problema respiratório, procure o Centro Integrado de Especialidades Microrregional (Ciem). “Temos já, desde o começo da pandemia, um trabalho para separar os atendimentos de pessoas com sintomas respiratórios. Com as mudanças de temperatura, aumentam os problemas respiratórios e, para não misturar um possível coronavírus com outras enfermidades, a recomendação é procurar o Ciem. Lá, temos uma equipe extremamente preparada para atender de forma rápida e qualificada”, conclui.

Fonte: Alexandre Baggio

Últimas Notícias