Foi realizada na tarde desta segunda-feira (29) importante web conferência para tratar sobre parcerias para estimular as agroindústrias de Dois Vizinhos.

Este projeto tem como objetivo, atender ao público rural com interesse na agro industrialização, através de parceria institucional entre a UTFPR e município de Dois vizinhos, visando inseri-los no mercado, gerando autossuficiência e desenvolvimento econômico.

A proposta foi apresentada pela Secretaria Municipal de Agricultura e foi amplamente discutida pela Emater-PR, SEAB, Acedv e UTFPR através do diretor do Campus Dois Vizinhos Everton Ricardi Lozano e professores da Universidade.

O Professor Everton colocou a Universidade a disposição para um convênio com o município para o desenvolvimento do projeto. Também informou que foi firmado recentemente um convênio entre a UTFPR e o Instituto Politécnico de Bragança – Portugal, para a implantação de um laboratório Luso-Brasileiro para o desenvolvimento conjunto de pesquisas de interesse dos dois países em Ciência de Alimentos.

No laboratório Luso-Brasileiro as pesquisas serão nas linhas de alimentos lácteos, embutidos de origem animal e alimentos de origem vegetal.

Os recursos para a realização dos projetos serão fomentados pelo governo português e, no Brasil, pelo governo do Estado do Paraná, por meio da Fundação Araucária.

O diretor Everton Lozano enfatizou também que o Câmpus Dois Vizinhos já investiu, com recursos próprios, na reforma do prédio da Agroindústria do Câmpus, que está pronto para o retorno das atividades.

Com esta parceria será possível atender o Projeto de Estímulo da Agroindústria, discutido na Webconferência.

O objetivo é realizar um levantamento sobre a real situação de cada agroindústria do município, ofertar qualificação dos envolvidos, gestão e qualidade dos produtos, bem como auxiliar na comercialização dos mesmos, assim como produzir obedecendo todas as exigências do SIM – Serviço de Inspeção Municipal, SIF – Serviço de Inspeção Federal, SISBI - O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal e SUASA – Sistema unificado de atenção a sanidade agropecuária.

Dentro dessa parceria a Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, entraria com os cursos de capacitação, juntamente com o Senar, Sesc e Sesi, e com os exames laboratoriais dos produtos produzidos pelas agroindústrias de Dois Vizinhos.

Atualmente o município de Dois Vizinhos possui 09 (nove) agroindústrias que processam produtos de origem animal, registradas no Serviço de Inspeção Municipal – SIM e outras 16, que trabalham com panificados e hortifrúti, que possuem licença sanitária, junto ao Departamento de Vigilância Sanitária.

Além das agroindústrias já instaladas, busca-se estimular a instalação de novas agroindústrias nas mais diversas áreas de produção, com o propósito de agregar valor à produção primária e influenciar no desenvolvimento econômico do município.

O município se encarrega de divulgar a parceria ora proposta, identificar os interessados e efetuar o cadastro de identificação, bem como a elaboração de um plano de negócios que aponte a viabilidade econômica do empreendimento;

À UTFPR caberá a capacitação dos interessados nas áreas de atuação dos professores de acordo com a disponibilidade, realizar as análises laboratoriais que assegurarão a qualidade e inocuidade dos produtos e também, dispor do espaço físico para instalação das agroindústrias.

A gestão será feita por um comitê composto por dois representantes de cada entidade/área envolvida: UTFPR, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Vigilância Sanitária; Associação Comercial e Empresarial (ACEDV), EMATER, Serviço de Inspeção Municipal – SIM, e produtores representantes das agroindústrias.

Fonte: Assessoria de imprensa

Últimas Notícias