A reportagem do Jornal de Beltrão foi procurada por moradores da Linha Tártari que reclamaram do mau cheiro na região, que é próxima a rede de tratamento de esgoto do município. Segundo os moradores, o odor, normalmente, fica mais intenso no período da tarde e em dias chuvosos. “Estamos pedindo ajuda. Alguém precisa tomar uma providência porque está difícil aguentar esse cheiro. Tivemos moradores que saíram da comunidade, as propriedades estão perdendo o valor. O esgoto, depois de tratado, é jogado no Rio Dois Vizinhos mas nem o gado mais toma a água do rio Dois Vizinhos”, disse um morador que não quis se identificar.

Ele é pioneiro na comunidade e relatou que se criou brincando no Rio Dois Vizinhos, situação que não é mais possível hoje. “Hoje não tem mais peixe. Estamos vendo o rio que dá nome a cidade morrer”, acrescenta. Os moradores estão buscando o Ministério Público e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para pedir providências da Sanepar.

Resposta da Sanepar

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da Sanepar que respondeu a reclamação. Confira: “Em razão da reclamação de mau cheiro nas áreas circunvizinhas à Estação de Tratamento de Esgoto de Dois Vizinhos, a Sanepar esclarece que: no processo de chegada e tratamento do esgoto é normal a liberação de gases com odores característicos do esgoto; na unidade de tratamento já foram instalados queimadores de gases e cortina verde para mitigar os impactos dos odores provenientes do processo de tratamento; quando há inversão térmica, frio e calor típicos do período que estamos passando, aumenta a intensidade desses odores; serão executadas melhorias e alterados alguns procedimentos na tentativa de reduzir os impactos para os moradores das proximidades”, finalizou o documento.

Fonte: Alexandre Baggio

Últimas Notícias