Na tarde de quinta-feira, 30 de julho, foi realizado um evento histórico para o Turismo Regional do Sudoeste do Paraná com a assinatura de um Protocolo de Cooperação Intermunicipal pelo Turismo Regional, liderado por Dois Vizinhos acompanhado de seis municípios vizinhos: Verê, São Jorge D’Oeste, Cruzeiro do Iguaçu, Boa Esperança do Iguaçu, Salto do Lontra e Nova Prata do Iguaçu. O evento, realizado no auditório da ACEDV, marca a conclusão de um ano de trabalhos de assessoria da RETUR (Rede de Turismo Regional) com o apoio financeiro da Cresol, coordenados pela ACEDV e apoio da Prefeitura local em que o Turismo foi o grande debate, como fonte econômica e de desenvolvimento territorial.

Os trabalhos tiveram início em julho do ano passado, preparando o terreno para que em 2020, fossem realizadas encontros, palestras, oficinas e conferências com o objetivo de despertar o interesse turístico para o desenvolvimento das potencialidades. Ainda, representantes de diversos setores públicos e privados fizeram um diagnóstico apontando os potenciais turísticos e os desafios para que esse desenvolvimento regional acontecesse. Acredita-se que a partir deste trabalho, o Turismo passe a ser assumido realmente como uma fonte de renda geradora de empregos e riquezas.

Estiveram presentes no evento prefeitos, presidentes de Câmaras de Vereadores, Presidentes de Associações Comerciais, Presidentes de Rotary’s e representantes de outras entidades que firmaram esse compromisso de trabalhar e investir para que os Conselhos Municipais de Turismo sejam fortalecidos e que se tenham ações pontuais que promovam o trade com um todo, de acordo com a realidade de cada município para que haja essa integração entre o G7.

Entre os compromissos assumidos estão: Somar esforços para fazer do Turismo Regional um setor alternativo na nova economia local e regional, pós Covid 19; Participar no Comitê Gestor do Núcleo Territorial Turístico, destinando recursos disponíveis para operacionalização dos serviços de gestão integrada; Atualizar os Planos Diretores Municipais, reposicionando o Turismo com visão de Economia Municipal e Instrumento de Políticas Públicas de Desenvolvimento Sustentável; Viabilizar a elaboração dos inventários turísticos municipais; Organizar a Agenda de Capacitação em Serviços Turísticos e Empreendedorismo em seus Negócios;

Além de implantar na Rede Pública Municipal de Ensino a dimensão curricular da Educação pelo Turismo, com ênfase em Cidadania Empreendedora e Solidária; Organizar o Corredor Turístico dos Lagos do Iguaçu como Litoral das Águas Doces; Incentivar a Gastronomia pela valorização da produção do campo e das águas, com a diferenciada cultura de suas comunidades e com a respectiva agregação de valores dos serviços.

Outros compromissos assinados foram Empoderar a estrutura municipal do Turismo, apoiando o gestor e dando relevância ao Conselho Municipal do Turismo; Organizar o Plano de Desenvolvimento do Município através do Turismo; Destinar recursos para incentivo as iniciativas do Turismo e do Fundo Municipal do Turismo.

A iniciativa partiu das discussões e trabalhos do Plano DV 2030, coordenados por Luiz Carlos Peretti que contou com a assessoria técnica da RETUR, na pessoa do Professor Jacó Gimennes auxiliado pelo jornalista Luiz Carlos Wessler.

Agora, cada município deverá fazer o seu dever de casa que é de organizar as estruturas turísticas que promovam o desenvolvimento local, apoiados pelo Plano DV 2030 com a orientação da RETUR conforme as necessidades.

Fonte: ACEDV/CDL

Últimas Notícias