Neste sábado (17) vai acontecer o Dia D das campanhas de Multivacinação e vacinação contra a Poliomielite. O atendimento da equipe da Secretaria de Saúde será das 8h00 às 16h00.

A Campanha Nacional de Multivacinação busca atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

Já a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, tem como público alvo crianças a partir de 12 meses a menores de 5 anos de idade.

A meta de vacinação é atingir 95% de cobertura vacinal.

Em Dois Vizinhos as unidades com sala de vacina são: ESF Nossa Senhora de Lourdes, ESF Santa Luzia, ESF Bairro da Luz, ESF Jardim da Colina e Unidade Central de Saúde.

As áreas pertencentes ao ESF Santa Lúcia e São Francisco do Bandeira desenvolvem, desde o início da campanha, um roteiro para vacinação focado em cada comunidade, por isso, nestes locais não haverá Dia D.

As campanhas de Multivacinação e contra a Polio, que estão sendo desenvolvidas simultaneamente, começaram em 28 de setembro e seguem até o dia 30 de outubro.

SARAMPO

Vale lembrar também que a Secretaria de Estado da Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra o Sarampo até 30 de outubro para todas as pessoas na faixa etária entre 20 e 49 anos. Além desse grupo, quem não têm registro na carteira de vacinação ou não lembra se já foi imunizado deve receber a dose.

O Paraná estava há mais de 20 anos sem casos de sarampo. Após esse período, em agosto de 2019 o primeiro caso foi confirmado dias após a pessoa viajar para outro estado e retornar para casa infectada pelo vírus.

O Informe Epidemiológico atualizado em 23 de setembro contabiliza um total de 1.976 casos confirmados, sendo que 1.600 ocorreram em 2019 e 376 no ano de 2020.O Paraná não registrou ocorrência de óbito em consequência do sarampo.

Ainda conforme informado pela Sesa, o sarampo é transmitido pelas secreções expelidas na tosse, no espirro ou na fala, e o vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas.

Últimas Notícias