Com a chegada do verão, no próximo dia 22, aumenta ainda mais a preocupação com a dengue, a doença é causada por um vírus e, se não for corretamente tratada, pode levar o paciente à morte. A combinação dos fatores da estação é favorável para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

O superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, explicou que esse período é o mais critico para a propagação da doença.

A regra básica para acabar com a procriação do inseto é não deixar a água parada em nenhum tipo de recipiente, como vaso de flores e garrafas pet, por exemplo. E por tudo isso uma reunião do Comitê Gestor Intersetorial de Combate à Dengue, realizada pela na Secretaria de Estado da Saúde, em outubro, concluiu que a falta de gestão adequada de resíduos sólidos nos municípios é um dos pontos críticos no combate à dengue no Paraná.

Por isso, recomendou a orientação urgente aos municípios para o descarte adequado de materiais recicláveis, como garrafas, pneus e objetos que acumulam água, ou mesmo a armazenagem em locais fechados, para evitar focos do mosquito transmissor.

O superintendente de Vigilância em Saúde, explicou que o gerenciamento correto de resíduos sólidos, além de ser uma questão ambiental, também é uma questão de saúde pública que precisamos priorizar.

Vale lembrar também que o ovo do mosquito pode sobreviver em locais secos. Por isso, além de remover a água parada, é importante lavar os recipientes com água e sabão.

Últimas Notícias