O governador Beto Richa sancionou ontem, no Palácio das Araucárias, a lei que cria a Adapar, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná. A agência ficará vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento e vai atuar na fiscalização da produção vegetal e animal do Estado. Para o governador, a criação da agência representa o início de uma ação mais qualificada e mais consistente de defesa agropecuária, que vai garantir um novo status sanitário para o Paraná.

Entre as atribuições da agência estão a promoção da defesa agropecuária e inspeção sanitária dos produtos de origem animal; prevenção, controle e erradicação de doenças animais e pragas vegetais, além do controle e fiscalização da regularidade e da qualidade dos insumos utilizados na agricultura e pecuária. Para o secretário Norberto Ortigara, a estrutura da agência permitirá ao Estado avançar com mais agilidade e competência comercial para alcançar os melhores mercados do mundo. Segundo ele, o objetivo é eliminar as restrições impostas atualmente ao Paraná em mercados internacionais.

Ortigara assinou uma resolução que cria o grupo de trabalho encarregado de formatar e dimensionar a agência. O grupo tem 45 dias para apresentar propostas a respeito das dimensões físicas da agência, inclusive com mais unidades no interior, dotação de pessoal e também o planejamento de ações do novo órgão. O presidente da Ocepar, Organização das Cooperativas do Paraná, João Paulo Koslovski, afirmou que o Paraná dá um salto no desenvolvimento ao criar a Agência de Defesa Agropecuária.

O presidente da Faep, Federação da Agricultura do Paraná, Ágide Meneguette, disse cabe ao Estado criar as condições para que a iniciativa privada produza, gere empregos e impostos e a Adapar se insere nesta linha. Ele destacou que a agência foi uma das propostas encaminhadas pela Faep ao então candidato Beto Richa.

A Adapar terá patrimônio e receitas próprias, o que lhe confere autonomia administrativa, técnica e financeira. O órgão contará com quadro próprio de pessoal: são 600 cargos de fiscal de defesa agropecuária e outros 600 de assistente agropecuário, que serão criados por lei. Para preencher esse quadro será realizado concurso público.

Últimas Notícias