O Paraná gerou cento e cinquenta mil quinhentos e vinte e seis empregos com carteira assinada de janeiro a novembro de 2011, o que equivale a um aumento de 6,61% no estoque de vagas em relação a dezembro de 2010. É o melhor desempenho da região Sul e também o melhor resultado do Estado para o período de janeiro a novembro em toda a série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, iniciada em 2002.

Os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram que o Paraná está entre os quatro estados que mais geraram empregos de janeiro a novembro, junto com São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Na região Sul, é o Estado de melhor desempenho. Em Santa Catarina houve aumento de 6,18% sobre o estoque de dezembro de 2010 e no Rio Grande do Sul, 6,05%, também em comparação a dezembro do ano passado.

Em novembro, o Paraná criou cinco mil seiscentos e sessenta e três novos postos formais. Para o secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, o desempenho do Paraná decorre em boa medida da eficácia das políticas do governo Beto Richa, como o programa Paraná Competitivo, de incentivos fiscais para instalação de novas empresas, e a isenção e redução de ICMS para micro e pequenas empresas.

O secretário deu evidência ao setor da indústria como grande colaborador para o aumento do número de empregos.

Entre os setores que mais geraram empregos estão à indústria com trinta e oito mil cento e quarenta e um novos empregos no ano. Em seguida, estão os setores do comércio, com trinta e seis mil novas contratações com registro em carteira, e a construção civil, que colocou quinze mil trabalhadores no mercado formal de trabalho.

Últimas Notícias