Atualizado às 8h59

O número de casos de gripe suína confirmados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) chegou hoje a 1.124 em 21 países, com 26 mortos por essa doença.

O México confirmou 590 casos de infecções humanas causadas pelo novo vírus gripal, incluindo 25 falecimentos, indicou a OMS.

Já os Estados Unidos têm 286 doentes, com uma morte registrada, enquanto no Canadá 140 pessoas foram infectadas pela gripe suína.

Também foram confirmados casos na Espanha (54); Reino Unido (18); Alemanha (8); Nova Zelândia (6); França (4); Israel (4); El Salvador (2); Itália (2); Áustria (1); Hong Kong (1); Costa Rica (1); Dinamarca (1); Irlanda (1); Holanda (1); Coreia do Sul (1) e Suíça (1).

Na manhã desta terça-feira (5) autoridades sanitárias da Alemanha confirmaram mais um caso de gripe suína. O novo caso aumenta para nove o número de contágios registrados na Alemanha, ainda não contabilizado no relatório oficial da OMS. O paciente é um homem que chegou do México na semana passada. Seu estado não é preocupante e ele não chegou a ser hospitalizado.

Na Itália, o Instituto Superior de Saúde confirmou também um novo caso da doença no país nesta terça, o que eleva para cinco o total de contágios neste país, informou hoje a imprensa local. Trata-se de um homem que retornou de uma viagem ao México e foi internado em um hospital de Florença, no norte da Itália, após apresentar sintomas "suspeitos".

No fim de semana passado, as autoridades sanitárias italianas informaram sobre os dois primeiros casos deste tipo de gripe na Itália. Nesta segunda, foram detectados outros dois casos, uma jovem de 16 anos e uma criança de 11 anos, que foram internados em dois hospitais de Roma.

Já no Coreia do Sul, autoridades sanitárias confirmaram nesta terça-feira o segundo caso da gripe suína no país, o primeiro sob suspeita de ter sido causado por contágio humano local.

Segundo a agência local Yonhap, o novo caso é de uma freira de 44 anos que vivia com o primeiro paciente confirmado com o novo vírus. Ela não viajou para nenhum dos países afetados pela epidemia, informou o Ministério da Saúde sul-coreano.

México

O governo mexicano anunciou, na noite de segunda-feira (4), as primeiras medidas para que a vida no país volte à normalidade, após 11 dias de alerta por causa do vírus da influenza A (H1N1), também conhecida como gripe suína.

As autoridades do país acreditam que a propagação do vírus da gripe suína está em queda, e que já é possível reativar a atividade econômica e as aulas, desde que se adotem medidas especiais. Para as escolas, o governo prevê o retorno às aulas em duas etapas: os alunos dos níveis médio e superior voltariam às classes já na quarta-feira, enquanto os mais novos retornariam na próxima segunda.

Situação da gripe suína no mundo, segundo a OMS

  •  

    Casos confirmados:
    Espanha (54); Reino Unido (18); Alemanha (8); Nova Zelândia (6); França (4); Israel (4); El Salvador (2); Itália (2); Áustria (1); Hong Kong (1); Costa Rica (1); Dinamarca (1); Irlanda (1); Holanda (1); Coreia do Sul (1) e Suíça (1)

    Mortes:
    México (25) e EUA (1)

Antes, porém, todas as escolas deverão passar por uma limpeza e seus funcionários receberão orientação para encaminhar aos centros de saúde qualquer criança que apresente os sintomas da gripe. Já os trabalhadores deverão retomar suas atividades a partir da quarta-feira, mas o governo adverte sobre a necessidade de que as pessoas continuem seguindo as recomendações de prevenção, como evitar cumprimentos com beijos e lavar as mãos constantemente.

O ministro do Trabalho, Javier Lozano Alarcón, afirmou que pessoas que apresentarem qualquer sintoma não devem ir ao local de trabalho, e pediu que os empregadores sejam tolerantes com faltas e atrasos, principalmente de pais e mães de família.

Na Cidade do México, os restaurantes, que só estavam autorizados a funcionar no sistema de entregas ou comida para viagem, também voltarão à normalidade a partir desta quarta-feira.

Até lá, o governo da capital continuará com o programa que garante 50 pesos (cerca de R$ 8) por dia para cada garçom, já que estes profissionais vivem basicamente de gorjetas. As bibliotecas, museus e centros religiosos também poderão voltar a funcionar nesta semana. Mas boates, cinemas, teatros e estádios de futebol só terão permissão para abrir as portas quando a epidemia passar para a fase amarela, ou seja, de médio risco de contágio.

Em um anúncio em rede nacional, o presidente mexicano, Felipe Calderón, agradeceu o apoio dos cidadãos para enfrentar a epidemia e disse que a aplicação de medidas preventivas permitirá que o país volte gradualmente à normalidade. "O número de pessoas infectadas pela influenza se estabilizou e começa a diminuir de maneira significativa. Os pacientes vêm respondendo bem aos remédios e os especialistas nacionais concordam que, se continuamos com as medidas preventivas, vamos sair logo desta situação."

Últimas Notícias