O ministro da Educação, Fernando Haddad, apresentou uma proposta a reitores de universidades federais para substituir o vestibular pelo Exame Nacional do Ensino Médio. O projeto prevê a mudança nos vestibulares de 55 universidades federais. O objetivo da nova avaliação é reorganizar o currículo do ensino médio e permitir maior mobilidade dos alunos entre os Estados do país.

Ele recorda que as universidades particulares e estaduais também poderão aderir ao novo modelo. O educador da UNB, Erasto Fortes Mendonça, afirmou que o exame nacional propiciará maior abertura à universidade. Segundo o especialista em Políticas Públicas para a Educação, o Enem tem condições técnicas para desenvolver este papel. Para vigorar ainda este ano, a proposta necessita do aval dos reitores das universidades federais.

Falando ao repórter Wellington Mesquita, o senador e ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, diz que o governo não terá dificuldade para aprová-la. Segundo o ministro Fernando Haddad, o novo exame teria 200 questões de múltipla escolha e uma redação e seria aplicado em dois dias. O Ministério da Educação trabalha com a possibilidade de o ENEM ser aplicado mais de uma vez no ano.

Últimas Notícias