O professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP do Hospital das Clínicas, Rodrigo Ruano, esteve nos estúdios da Jovem Pan para falar sobre o novo método cirúrgico que reverte a má formação urinária nos bebês. Uma membrana obstrui a uretra, podendo causar a morte na gestação ou sérios problemas renais e pulmonares depois do nascimento.

Segundo os especialistas, estima-se que um em cada 3 mil bebês tenha essa má formação. "A gente tem usado essa terapia para tratar fetos que tenham problema de obstrução urinária baixa. Na verdade, a bexiga está obstruída e não tem vazamento da urina e formação do líquido amniótico, se tornando uma doença gravíssima. É um tratamento que visa identificar o probleminha na bexiga e desobstruí-la", afirmou.

Rodrigo Ruano informou que é possível identificar este problema logo no primeiro trimestre, entre 11 e 14 semanas, mas geralmente é identificado em torno da 18ª e 20ª semana. Ele ressaltou que o ultrassom morfológico é fundamental para este diagnóstico. O médico informou que, quanto mais cedo ele for encaminhado para este procedimento cirúrgico, melhor é. Rodrigo Ruano também falou sobre a cirurgia, as condições de recuperação e as técnicas aplicadas.

Últimas Notícias