Por 10 dias, eventos e festas estão proibidos em Dois Vizinhos

Novo decreto foi divulgado na manhã desta terça-feira, 25, na prefeitura.

Image
  • 25 de Janeiro de 2022
  • Foto: Portal Educadora

  • 3553

O prefeito em exercício de Dois Vizinhos, Nery Maria (PSDB), em coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira, 25, divulgou novo decreto de enfrentamento ao coronavírus. O documento foi pensado em conjunto entre os membros da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), que tiveram reunião em Francisco Beltrão na segunda-feira, 24. O documento proíbe, por 10 dias, qualquer tipo de festas, eventos e jogos. Os restaurantes podem atender até as 22h, respeitando limite de 30% da capacidade. Depois disso, somente em drive-thru ou para a retirada. Conveniências de postos, bares e tabacarias também terão restrições.

Participaram do anúncio a secretária de saúde, Claudete Meurer, o diretor de saúde, Rafael Dutra, o chefe de gabinete Bruno Lima e o secretário geral de governo Diego Borsatti, além de outros secretários, vereadores e imprensa.

“Especialistas preveem que a situação pode se agravar nos próximos 10 dias, por isso, precisamos recuar. Estamos com 70 funcionários da saúde afastados e tivemos que fechar três postos. Médicos, enfermeiros, enfim, todos os profissionais estão sendo acometidos pelo vírus. Se continuar no ritmo que está, na próxima semana não vamos ter profissionais para atender. Temos 1/3 dos nossos servidores afastados. É melhor sacrificarmos um pouco os eventos e festas do que começarmos a perder vidas. Os profissionais da saúde estão sobrecarregados, já chamamos do concurso, mas eles estão em outros locais já atendendo. Essa é a realidade e não temos mais de onde tirar profissionais”, disse Claudete Meurer, secretária d e saúde.

Ela destacou que das 353 confirmações de terça, 127 são crianças. “Tivemos dois óbitos de pessoas vacinadas. Estamos hoje com dois pacientes na UTI, um deles já positivado e outro suspeito, um em Chopinzinho e outro no regional. Estamos com três no Pró-Vida, na enfermaria, também positivados. Ontem, a regional decidiu reabrir oito leitos porque o hospital regional já está cheio. Está aumentando muito as hospitalizações. Tivemos uma reunião com membros da 7ª e 8ª regional de saúde, onde ficou definido que os municípios vão adotar medidas”, completou.

Pronunciamentos

Diego Borsatti falou sobre a dificuldade de tomar esse tipo de decisão. “Espero que a população compreenda e respeite. Quando estamos à frente e temos o poder do sim ou do não, não podemos ficar captando todas as opiniões. As decisões que tomamos aqui são para salvar vidas. A saúde sempre foi prioridade da nossa gestão, desde que o Carlinhos e Nery assumiram, implantamos, em seis meses, leitos de UTI. Há dois anos, os profissionais de saúde estão trabalhando duro nessa pandemia. Essa decisão, baseada em documento da Amsop, não é fácil de ser tomada, mas os hospitais estão lotados e precisamos fazer. É uma decisão coletiva de outros municípios e peço compreensão, paciência e diálogo”, disse.

O prefeito em exercício Nery Maria destacou que o momento exige cautela. “É um momento difícil, mas temos que encarar. O Sudoeste todo passa por essa dificuldade. Não queríamos adotar essas medidas, mas o momento exige. Tivemos, no final de semana, 353 casos confirmados e não temos mais espaço na UPA ou no Pró-Vida. Sei das condições dos empresários noturnos, mas são 10 dias”, disse.

Casos

Na véspera, a Secretaria de Saúde de Dois Vizinhos confirmou dois óbitos por evolução do vírus que aconteceram no final de semana, um homem de 68 anos e uma mulher de 74 anos, ambos com comorbidades e vacinados. Eles estavam no Hospital Regional de Francisco Beltrão. Foram 100 duovizinhenses que perderam a luta para o vírus. Entre sexta e segunda-feira foram 353 novos casos de Coronavírus, totalizando 1.529 pessoas isoladas em casa e três em hospitais. São 80 casos suspeitos e 1672 pessoas estão sendo monitoradas. Durante toda a pandemia, foram confirmados 9.029 casos (7397 se recuperaram) e foram descartados 5.288 exames. Receberam a primeira dose da vacina contra o Coronavírus 35.421 duovizinhenses. Mais informações em breve.

Fonte: Portal Educadora