• Dois Vizinhos - Paraná - Brasil

DO PAGO AO SERTÃO

com

JULIO VENDRAMINI

Em Brasília, comitiva discute criação de Aeródromo com a SAC

Audiência foi intermediada pelo deputado federal Paulo Litro.

Image
  • 30 de Março de 2023
  • Foto: Assessoria

  • 356

Uma comitiva duovizinhense, formada pelo prefeito de Dois Vizinhos Carlinhos Turatto (PP), o Secretário de Planejamento, Nilton de Almeida (Têga) e vereadores, está em Brasília onde participa de audiências agendadas pelo deputado Paulo Litro (PSD) em buscas recursos para o município e microrregião.

Na quarta-feira à tarde, o grupo duovizinhense e uma outra comitiva com lideranças de Cruzeiro do Iguaçu, foram recebidos na Secretaria de Aviação Civil (SAC) pelo coordenador de outorga, John Weber Rocha e pelo diretor de Políticas Regulatórias, Rafael Scherer, onde discutiram a implantação do Aeródromo Regional do Pró-Caxias em Cruzeiro do Iguaçu.

“Fomos muito bem atendidos e foi uma reunião muito produtiva porque eles nos orientaram dos caminhos que devemos seguir a partir de agora para criar o aeródromo. Ele precisa ser criado, pois hoje oficialmente ainda não existe. Então, o primeiro passo, nós vamos fazer uma consulta na Secretaria de Aviação Civil (SAC) e eles vão solicitar documentos para que possa ser firmado um convênio entre a União, o município de Cruzeiro do Iguaçu e o Consórcio Pró-Caxias para a criação. Num segundo momento, a partir que ele já esteja criado, nós podemos pedir uma ampliação do aeródromo. Nós não podemos querer construir, ampliar ou reformar algo que ainda não existe e hoje o aeródromo não existe oficialmente. O prefeito Carlinhos, presidente do Consórcio Pró-Caxias, vai comandar este trabalho. A intermediação desta reunião foi do deputado Paulo Litro, que tem as portas abertas em Brasília e é muito importante ter uma liderança que possa intermediar junto aos órgãos do Governo Federal para que possamos agilizar o processo. É importante frisar que a Secretaria de Aviação Civil (SAC) é um órgão e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) é outro, neste momento nós estamos tratando tudo junto a SAC”, explicou o Secretário de Planejamento, Nilton de Almeida.

AERÓDROMO

O Aeródromo de Cruzeiro do Iguaçu foi inaugurado em 2000 para apoiar a construção da Usina de Foz do Chopim, com um terreno de 165 mil m² e uma pista de 1.500m de comprimento e 22m de largura com áreas para manobra, estacionamento de aeronaves e carga e descarga. No mesmo ano da inauguração, o espaço foi repassado para a Foz do Chopim Energética e, em 2002, desapropriado e entregue ao município de Cruzeiro do Iguaçu.

Em 2011, o município decidiu devolver a área ao Estado, pois não possuía condições de manter o aeródromo e realizar os investimentos necessários para voltar a operar.

Em 2019, a Secretaria de Administração do Estado do Paraná lançou o edital de concorrência pública para a venda de imóveis que estavam sem uso, entre eles, o aeródromo de Cruzeiro do Iguaçu. No entanto, isso fez com que empresários, prefeitos e lideranças se mobilizassem para impedir que o bem fosse vendido e o Governo do Estado voltou atrás, tirou o imóvel do leilão e começou a cogitar a possibilidade da reativação do aeródromo, numa Parceria Público Privada (PPP), onde os empresários vão investir na elaboração do Projeto e o Governo do Estado já sinalizou com investimentos de em torno de R$ 10 milhões para melhorias no local.

O Governo do Estado decidiu repassar o terreno ao Consórcio Pró-Caxias, o que foi feito há cerca de um ano, para que a Parceria Público Privada fosse formalizada com os empresários de forma mais ágil.

Acreditando que o aeródromo vai trazer importantes avanços para Dois Vizinhos, o prefeito Carlinhos Turatto decidiu ingressar no Pró-Caxias e tornou-se presidente. A entidade com personalidade jurídica é composta por municípios que unem esforços para alcançar objetivos comuns, visando aprimorar a execução de serviços, obras e políticas públicas. Fazem parte Boa Esperança do Iguaçu, Boa Vista da Aparecida, Capitão Leônidas Marques, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Nova Prata do Iguaçu, Salto do Lontra, São Jorge D’Oeste e Três Barras do Paraná.

Para as lideranças envolvidas, a criação do Aeródromo Regional do Pró-Caxias vai possibilitar novos investimentos privados na região e vai facilitar resgates médicos aéreos, quando necessários.

PRESENÇA

Além do coordenador de outorga, John Weber Rocha; o diretor de Políticas Regulatórias, Rafael Scherer; e o deputado federal Paulo Litro; Participaram da reunião em Brasília por Dois Vizinhos, o prefeito e Presidente do Consórcio Pró-Caxias, Carlinhos Turatto; o secretário de Planejamento, Nilton de Almeida (Têga); e os vereadores Chico Peretto e Bino Lorenzetti. Já por Cruzeiro do Iguaçu, estiveram presentes o presidente da Câmara, Volney Rufatto e os vereadores Jean Cardoso, Selvino Zucco Pitro Belli e Vilmar Scalcon (Pica-Pau), além do diretor da Foz do Chopim Energética, Sergio Sequinel.

OUTRAS REUNIÕES

Além da audiência na Secretaria de Aviação Civil (SAC), o deputado Paulo Litro conduziu a comitiva para uma reunião com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura e Pecuária, Irajá Lacerda, onde foram discutidos recursos para aquisição de maquinários e equipamentos agrícolas, readequação de estradas vicinais e apoio para realização da Expovizinhos 2023 que acontece em novembro.

Fonte: Portal Educadora