Já teve Sandy & Junior, Ira, Calypso, LS Jack, Zezé Di Camargo & Luciano e muito mais.
Foto: Arquivo pessoal Douglas Crescencio
1050
Em 2025, a Expovizinhos chegará à sua 14ª edição. A exposição foi realizada, pela primeira vez, em 1993, ainda com o nome de Feira Industrial e Comercial de Dois Vizinhos. Os expositores foram instalados na estrutura da antiga Lojas HM, onde hoje está localizada a Magirus Embalagens (na Rua João Dalpasquale), e o palco ficava voltado para a Rua Wenceslau Braz (ao lado de onde atualmente funciona a Tomasson Home Center). A feira foi promovida pela então Associação Comercial e Industrial de Dois Vizinhos (atual ACEDV/CDL), que era presidida por Flávio Pagnoncelli. Os patrocínios foram do Banestado, Sadia, Suvel e Consórcio Araucária.
Nome ‘Expovizinhos’ e local
O nome utilizado atualmente, Expovizinhos, foi adotado na 2ª edição da feira, em 1995, envolvendo os setores da indústria, comércio e agronegócio. Naquele ano, mudou também o local para o Parque de Exposições, área que havia sido adquirida recentemente.
“Em 1992, começamos a procurar o local para abrigar o Parque de Exposições. O primeiro espaço adquirido pelo poder público é onde hoje está o Parque Industrial. Foram muitas reuniões e, como lá é próximo à Sadia, e tínhamos a aftosa na época, isso inviabilizou a escolha, pensando em diminuir a circulação de animais próximo à empresa. O segundo local foi na saída para São Jorge D’Oeste, onde hoje é o CTG. A prefeitura comprou o terreno, até começaram algumas obras, mas depois houveram reuniões e falamos sobre a ideia de o pessoal passar pela cidade quando viesse ao parque. Aí surgiu a ideia do local atual, que tinha dois, três proprietários, e começamos o investimento em 1994. As mangueiras e o recinto de leilões foram inaugurados na Expovizinhos em 1995”, lembrou Idalino Toscan, presidente da Sociedade Rural Vale do Iguaçu na gestão 1998/2000.
Além de 1993 e 1995, foram realizadas feiras em 1999, 2001, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011, 2015, 2019 e 2023. A edição de 2017 não aconteceu por causa de uma crise financeira. Já a de 2021 foi cancelada devido à pandemia do coronavírus.
Todas as atrações
O departamento de jornalismo da Rádio Educadora fez um levantamento histórico das atrações musicais de todas as 13 edições já realizadas da Expovizinhos. As atrações que mais se apresentaram no Palco da Expovizinhos foram: Banda Metrópole (4 edições), Zezé Di Camargo e Luciano, Thalita Matos e Embalos da Noite (2 edições cada).
Curiosidade 1: A grande atração da 1ª Expovizinhos, em 1993, foi Sandy e Junior, que ainda eram crianças. Jaime Damazzini (em memória), que estava envolvido na organização do evento, relatou uma curiosidade em uma publicação nas redes sociais. “A Sandy chegou no hotel dormindo no colo da mãe e o Junior também dormindo no colo do segurança".
Curiosidade 2: A dupla Zezé Di Camargo e Luciano veio a primeira vez na Expovizinhos em 2001. Naquela época eles eram garotos-propaganda (há alguns anos) da empresa duovizinhense de roupas Latreille. “A gente atribui a expansão da Latreille com a dupla Zezé Di Camargo e Luciano, onde ficamos conhecidos no Brasil inteiro. Isso foi ali por 1995, no auge do sucesso deles. A parceria surgiu a partir de um escritório em São Paulo, que vendia as marcas e naquele tempo todo o artista tinha que ter uma marca de roupa. A Latreille era uma empresa séria, tínhamos representantes em São Paulo, encaixamos uma conversa e fechamos o contrato. Acho que trabalhamos uns 8 ou 10 anos com Zezé Di Camargo e Luciano”, disse Cláudio Latreille em uma das entrevistas a Rádio Educadora.
Curiosidade 3: Na edição de 2007, uma das atrações era a Banda Calypso (na formação que tinha Joelma e Ximbinha). Pouco antes da feira, uma vidente ‘previu’ em um programa de televisão que a banda sofreria um atentado com explosão no palco, sem especificar local e data. A história acabou gerando grande repercussão em Dois Vizinhos. Óbvio que a ‘previsão’ da vidente não aconteceu e o show foi um grande sucesso.
Confira todas as atrações que já passaram pela Expovizinhos:
1993
- Clave de Prata
- Franciele e Embalos da Noite
- Show das Paquitas Cover
- Marcelo Augusto
- Sandy e Junior
1995
- Jair Rodrigues
- Cidadão Nota 10/ Ringo
- Christyan e Ralf/ Banda Metrópole
- Mattos Nascimento (ex-Paralamas do Sucesso)
- Osvaldir e Carlos Magrão
- Gaúcho da Fronteira/ Grupo Os Caibatés
- Ira!
- Kleber e Kelvim
1999
- Gravação Programa Show na Estrada com os Nativos e participação de dez grupos musicais do Sul
- Banda Harmonia de Joaçaba (SC)
- Grupo Estampa Nativa de São José do Cedro (SC)
- Susan e Katry
- Banda Mil de Joaçaba (SC)
2001
Engenheiros do Hawaii
Sula Miranda
Zeze Di Carmago e Luciano
2003
- César &?Paulinho
- LS?Jack
- Banda Metrópole
- Valores Regionais, Filhos do Homem e Cantores de Deus
2005
- Bandas Kalipsom/ Banda Metrópole
- Délcio Tavares/ Grupo Mate da Esperança
- Zezé Di Camargo e Luciano
- Amado Batista
2007
- Hugo Pena e Gabriel
- Banda Metrópole
- Guilherme e Santiago
- Banda Calypso
2009
- Gravação Programa Canta Sul com 15 atrações (entre elas, Banda Mercosul, Banda Movimento Livre, Grupo Vibração, Embalos da Noite, Valdecir & Alessandro e Roni Pasa & Gabriel)
- Show Gospel
- NxZero
- Daniel
2011
- Milionário e José Rico
- Família Cristã - Davi Sacer
- Hugo e Tiago
- Leonardo
- Nelson Henrique e Alexandre
2013
- Almir Sater
- Oba Oba Samba House
- Marcos e Belutti
- Jads e Jadson / João Carreiro e Capataz
2015
- Pr. Alessandro Campos
- Lunara e Leidimara/ Manu e Gabriel/ Gusttavo Lima
- Banda Malta
- Bruno e Barreto/ Eduardo Costa
- Thalita Matos
2019
- Trio Parada Dura
- Terra Celta e Anjos do Angar
- Alok/ Brenno e Matheus
- Fernando e Sorocaba/ Pedro Paulo e Alex
2023
- Gilberto e Gilmar
- Zé Neto e Cristiano / Grupo Dog Beat
- Zé Felipe / Dj The Doc
- Banda Traia Véia
- Guilherme e Benuto
- Thalita Matos
Fonte: Portal Educadora