Mais de 30 médicos cubanos devem deixar o Sudoeste

Pato Branco, Palmas, Ampére e Dois Vizinhos têm maior número de profissionais de Cuba.

Image
  • 20 de Novembro de 2018
  • Foto: RBJ (Mapa de atuação do programa Mais Médicos no sudoeste).

  • 309

A região Sudoeste do Paraná deixará de contar com 37 médicos de nacionalidade cubana, que deverão deixar o país a partir do próximo dia 25. Pato Branco, Palmas, Ampére e Dois Vizinhos são os municípios com maior número de profissionais naturais de Cuba.

No último dia 14, o governo cubano anunciou o fim de sua participação no programa Mais Médicos, afirmando que a decisão é atribuída a questionamentos feitos pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), à qualificação dos médicos cubanos e ao seu projeto de modificar o acordo, exigindo revalidação de diplomas no Brasil e contratação individual.

Conforme autoridades do governo de Cuba, os cerca de 8,3 mil profissionais que prestam serviços no Brasil deverão retornar antes do fim do ano.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a região Sudoeste do Paraná conta com 67 profissionais que atuam pelo programa Mais Médicos, sendo 37 de origem cubana, 10 brasileiros formados no Brasil e 20 profissionais estrangeiros (exceto cubanos) ou brasileiros formados no exterior.

Governo publica edital com vagas para o Mais Médicos

Fonte: RBJ