Vereadores estão reativando a Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná, a Acamsop. Em assembleia realizada nesta sexta, a entidade aprovou um novo estatuto, elegeu a diretoria e ainda confirmou a união das Acamsops microrregionais em uma única instituição para todo o Sudoeste – quando foi fundada, em 1971, era apenas uma e na década de 90 houve a divisão entre as micros de Beltrão e Pato Branco.

“É um novo momento, estamos adequados a uma série de exigências legais e retomando um trabalho de representatividade do Sudoeste em pautas, ações e projetos regionais”, declarou o presidente eleito, Hélio Surdi, de Bom Jesus do Sul. Semelhante ao acordo já existente na Amsop, a Acamsop também passa a adotar a alternância de comando entre as microrregiões – o vice é Naimar Schnornberger, de Coronel Vivida.

Nos últimos quatro anos, a Acamsop estava sem atividades. Uma espécie de diretoria provisória assumiu a associação e realizou um processo de adequação às exigências do Ministério Público, principalmente ligado à forma de legalidade de repasses. Com a fusão, a entidade passa a congregar mais de 400 vereadores.

O presidente da Amsop e prefeito de Saudade do Iguaçu, Mauro Cenci, destacou que a reativação da Acamsop ajuda a reforçar projetos regionais. “É uma entidade representativa e que, estando bem organizada, nos auxilia e dá mais peso aos pedidos feitos pela região”, disse.

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias