blog-details
  • 04 Jul 2019

  • Foto: Assessoria

  • 229

A Prefeitura de Dois Vizinhos, através da Secretaria de Educação e de Saúde iniciou o programa Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó (NutriSUS), nas escolas que possuem crianças com faixa etária de 6 meses a 5 anos e que integram o Programa Saúde na Escola (PSE).
O programa visa disponibilizar suplementação de vitaminas e minerais para crianças de seis meses a quatro anos de idade, para potencializar pleno desenvolvimento infantil, prevenção e controle de anemia e de outras carências nutricionais comuns nessa faixa etária. Devido às dificuldades de obtenção de nutrientes necessários somente com alimentação, muitas vezes inadequada em termos nutricionais (grande oferta de alimentos calóricos e sem porte nutricional adequado), a estratégia foi implementada para esse público.
De acordo com a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação Anatieli Balsdissera Abatti, a ação consiste na adição direta de vitaminas e minerais em pó aos alimentos. “Trata-se de um complexo vitamínico (dez), com vitaminas e cinco minerais (ferro, zinco, cobre, selênio e iodo), todos necessários para o desenvolvimento das crianças. Os micronutrientes são embalados em sachês de um grama e misturados a uma das refeições oferecida à criança.” Comentou, ela disse ainda que essa suplementação será realizada durante 60 dias, com intervalo de três meses, para início de novo ciclo com mais 60 dias.

Por isso durante esta semana pais e responsáveis pelos alunos também receberam orientações sobre a Estratégia NutriSUS, através de comunicado, além do termo de consentimento dos pais que é necessário, para adição do sachê na refeição. “Crianças que já utilizam suplementação de ferro em casa, devem optar se mantém ou participam do programa. A única restrição são para portadoras de anemia falciforme, talassemia e hemocromatose, estes não podem receber a fortificação,” explicou, ela esclareceu ainda que para saber se a criança possui alguma dessas doenças basta verificar no teste do pesinho. Com exceção destas doenças o suplemento não possui nenhuma outra contraindicação e nem relação com sobrepeso. O principal objetivo da ação nas escola é prevenir qualquer deficiência nutricional. "As crianças, principalmente nessa faixa etária, merecem atenção especial. Considerando que a maior parte de suas refeições é feita nas creches, se torna necessário contribuir para seu desenvolvimento, com atitudes que promovam a saúde e prevenção de doenças". Finalizou.

Fonte: Assessoria Prefeitura

Últimas Notícias