blog-details
  • 04 Jul 2019

  • Foto: Bruna Chiari; Dângela Bogoni; Indianara Carniel da Silva e Neiva da Rocha Ribeiro.

  • 245

Em Dois Vizinhos, o Programa "Criança Feliz" atende aproximadamente de 100 famílias desde que foi implantado, em dezembro de 2018. Nesse período, a Secretaria de Assistência Social efetuou inúmeras visitas domiciliares às famílias incluídas no programa, para observar e registrar a situação de crianças e gestantes.

De acordo com Bruna Chiari, Assistente Social e coordenadora do programa no município, a visita é a principal ação do programa, e funciona como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero a seis anos, ofereçam a seus filhos, meios para promover seu desenvolvimento integral. “As visitas domiciliares no Programa Criança Feliz assumem, as perspectivas de prevenção, proteção e promoção do desenvolvimento infantil na primeira infância”, destacou, ela comentou ainda que são por meio das visitas domiciliares às famílias que as visitadoras, fazem acompanhamento e dão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, e estimular o desenvolvimento infantil.

Evidências científicas demonstram a importância de investirmos nos primeiros anos de vida para melhorar as condições de aprendizado na escola, o desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, além de diminuir a propensão à violência na vida adulta e o uso de drogas. “O estímulo frequente durante a primeira infância, bem orientado e seguindo os protocolos tecnicamente definidos, promove um desenvolvimento muito maior, especialmente para crianças com deficiência” mencionou Bruna.
Com foco na primeira infância, o Criança Feliz amplia a rede de atenção e cuidado integral das crianças, como explica o secretário de Assistência Social, Claudiovani Correa: “Com brincadeiras simples e brinquedos, os visitadores orientam as famílias sobre a melhor forma de estimular os filhos. A atenção nessa fase da vida contribui para o desempenho profissional do indivíduo, facilitando, no futuro, sua entrada no mercado de trabalho. O Criança Feliz tem uma tarefa muito grande pela frente: aperfeiçoar o desenvolvimento infantil, aprimorar o cuidado com a primeira infância e permitir um futuro melhor para nossas crianças, a fim de que sejam melhores jovens e adultos e possam ajudar as famílias entre gerações”, esclareceu.
O Criança Feliz integra ações nas áreas de Saúde, Assistência Social, Cultura, Educação e garantia de direitos. Foi desenvolvido com base em técnicas rigorosas do programa “Cuidar do Desenvolvimento Infantil”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias