Na manhã de terça-feira, 12, o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, visitou o canteiro de obras do novo reservatório de água que está sendo construído em Dois Vizinhos (na Estação de Tratamento da Rua Castelo Branco – Centro Norte). Ele foi acompanhado pelo prefeito Raul Isotton (MDB) e diversas autoridades.

O reservatório, em aço inox, terá capacidade de um milhão de litros de água, o que amplia em 46% o armazenamento da cidade. O empreendimento está recebendo R$ 1,1 milhão e a expectativa é que, num futuro próximo e com todas as unidades instaladas, a cidade seja atendida com tranquilidade até o ano de 2039. Atualmente, Dois Vizinhos tem um sistema que armazena até 2,15 milhões de litros. A previsão é de que o novo reservatório entre em operação até o fim de novembro, trazendo garantia e tranquilidade para o abastecimento da população durante o verão.

O diretor destacou o fato de a Sanepar utilizar uma nova tecnologia neste reservatório. “É um equipamento mais moderno, modular, o que possibilita até dobrar sua capacidade para atender o crescimento populacional. Isso pode ser feito sem necessidade de obra civil”, explicou Cláudio. O prefeito Raul Isotton (MDB) elogiou a agilidade na obra, que está sendo construída numa época de estiagem. “É mais segurança para o abastecimento da cidade, mas a população também tem que ter consciência de usar a água de forma racional. Agradeço a vinda do presidente, dos diretores e de toda a equipe da Sanepar.
Essa parceria com o município é importante para resolver o problema de falta de água”, disse.

O próximo passo será a construção de uma nova captação no Rio Lajeado Grande, localizado na divisa entre os municípios de Dois Vizinhos e Verê. Os recursos para este projeto já estão garantidos e a licitação deve ocorrer no próximo ano.

Mais novidades

A comitiva também visitou a Estação de Tratamento de Esgoto Pinzon e o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, informou que serão construídos mais 12 quilômetros de rede, atendendo 1,2 mil pessoas em mais de 400 residências. Com os novos investimentos, Dois Vizinhos terá 69% da água e esgoto tratados. O objetivo, em breve, é que o município tenha 100% de água e esgoto tratados no município. “Todo o investimento em saneamento básico resultada em qualidade de vida da população e menos gastos em saúde”, conclui o prefeito municipal Raul Isotton.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

Últimas Notícias