Entre os dias 17 e 18 de janeiro, acontece na cidade de Évora, em Portugal, o 2º Congresso Transdisciplinar sobre a Psicopatologia do Bebê. O evento vai contar com participantes quatro países: Portugal, Brasil, Marrocos e França. A psicóloga duovizinhense Simoni Cousseau Coletti será uma das conferencistas e vai apresentar o trabalho ‘De boca fechada e olhos vendados: intervenção psicanalítica em um caso de autismo’. “As abordagens, no congresso, são focadas em trabalhos com bebês e propõem um olhar atencioso e cauteloso para identificar quando a criança encontra-se em sofrimento psíquico. Como o bebê está fora da língua oralizada, ou seja, ainda não fala, pesquisas e estudos recentes apontam instrumentos que ajudam a detectar de forma precisa e ágil os sinais de sofrimento. Os sintomas começam a ser apresentados pelas crianças, muitas vezes, ainda na primeiríssima infância (0 aos 18 meses). Por isso, a detecção precoce é fundamental para que as intervenções possam ocorrer”, explicou.

O trabalho da psicóloga analisou um caso com traço de autismo. “Apresentarei um artigo pontuando os avanços que podem ocorrer quando a criança possui o diagnóstico, ainda na primeira infância (antes dos 3 anos de idade) e o trabalho com ela já é iniciado. O artigo também demonstra como a psicanálise tem contribuído de forma significativa para a evolução de crianças com diagnóstico de autismo considerando que a intervenção precoce e a aposta no sujeito são fatores primordiais”, completou Simoni.

A participação

A psicóloga duovizinhense destaca a importância de estar num congresso internacional. “Será muito importante, pois, além da experiência de transmitir um trabalho com essa temática tão complexa, também me possibilitará trocar saberes e experiências. Essa interlocução é essencial, pois estarão presentes diversos profissionais que trabalham com crianças. Serão quatro países de três continentes diferentes representados, que poderão discorrer sobre realidades distintas. Serão dois dias intensos de trabalho, pois além das apresentações dos artigos e debates, haverá a transmissão de psicanalistas que são referências no assunto com crianças que produzem e pesquisam de forma extremamente significativa. A participação será uma experiência pessoal e profissional de grande valia, com certeza”, concluiu.

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

Últimas Notícias