No mês de maio, o campus da UTFPR de Dois Vizinhos anunciou uma parceria com a Prefeitura e Rotary Internacional para a instalação de um laboratório molecular referência para a região Sudoeste. O espaço, entre outros exames, poderá detectar casos de coronavírus.


A expectativa era iniciar os trabalhos em agosto, mas o processo esbarrou na burocracia. “Do aspecto político, conseguir os recursos, buscar parceiros, foi uma das partes mais fáceis. Hoje, temos cerca de 60% do projeto implantado. O laboratório nasceu de uma parceria de três partes: o que competia à UTFPR, com investimento em torno de R$ 150 mil em equipamentos, já executamos, os equipamentos estão chegando; o que competia à Prefeitura também já aconteceu a licitação e devemos receber na próxima semana; por fim, o que compete ao Rotary, o recurso atrasou um pouco porque houve mudança na gestão e eles vão adquirir o equipamento, considerado o mais importante: o RT-PCR. Acreditamos que uma compra por meio da entidade não tenha tanta burocracia e aconteça o mais breve possível”, explicou Everton Lozano, diretor do campus da UTFPR, em Dois Vizinhos.


Outro processo que exigiu bastante tempo foram os projetos de adequação estrutural. “Por ser um laboratório de segurança nível 2 devido ao potencial de contaminação do vírus, exigiu-se bastante trabalho da equipe de arquitetos e engenheiros da reitoria e do nosso campus. Elaboramos o projeto, ele foi e voltou diversas vezes, seguindo todos os protocolos, e agora está tudo em planilhas, sendo revisado pela Vigilância Sanitária e acredito que tenhamos o retorno em breve e possamos mandar para dispensa de licitação, que é permitida nesse caso, para que, em 15 dias, possamos começar as reformas, que vão levar cerca de 30 dias”, completou.


Enquanto as obras estiverem em andamento, a expectativa é receber todos os equipamentos e começar o treinamento das equipes. “Estamos convocando os bolsistas que selecionamos por meio de edital, num investimento de R$ 36 mil para auxiliar nos testes, e eles serão capacitados. O projeto está acontecendo e a nossa expectativa era começar no início de agosto, tivemos alguns entraves, e queremos, em 60 dias, inaugurar. Estamos correndo contra o tempo, por isso, preciso destacar professores e técnicos administrativos trabalhando muito para que esse laboratório aconteça. Quero destacar a Prefeitura e a UTFPR, que executaram as aquisições em tempo recorde”, acrescenta.

 

O laboratório vai fazer testes de onde?
Paralelamente, o secretário de Saúde, Edson Spiassi, conversa com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para organizar a logística do novo laboratório. “Temos a 7ª e a 8ª regionais de Saúde aqui no Sudoeste, os consórcios municipais e queremos estender a demanda, quem vai mandar as amostras para nós. É só Dois Vizinhos? São as duas regionais? A microrregião? Estamos buscando essas informações. Vale lembrar que os primeiros testes, inclusive, o Laboratório Central do Paraná (Lacen-PR) vai refazê-los para testar se estamos fazendo de acordo e, após isso, será liberado. O projeto que fizemos, corremos atrás e desenhamos, é um laboratório de ponta. Adquirimos um robô para auxiliar nas amostras que dá segurança e celeridade ao processo, tendo capacidade de 150 exames/dia. Sem esse robô, a capacidade seria de 120/130 por semana”, conclui.

Últimas Notícias