Com o longo período sem um bom volume de chuvas na Região Sudoeste do Paraná, os mananciais hídricos já sentem os efeitos da estiagem. Apesar do abastecimento de água não estar comprometimento, há preocupação com algumas cidades, sobretudo em Dois Vizinhos, que não descarta a possibilidade de rodízio.

Conforme a Sanepar, foram registradas alterações significativas no consumo em todos os sistemas devido ao calor. Em Dois Vizinhos, os mananciais subterrâneos e superficial apresentaram redução de vazão, contribuindo para o déficit de 25% na produção de água, o que cria o cenário preocupante.

Nos outros municípios do Sudoeste, Saudade do Iguaçu apresenta risco pela redução da vazão no Rio da Paz. A Sanepar pode usar ainda os Lagos do Iguaçu para complementar o abastecimento dos domicílios urbanos. Em São Jorge D'Oeste o sistema opera no limite. Com o consumo elevado tem sido necessário complemento com caminhão-pipa.

Em Palmas, onde já foi aplicado rodízio em maio deste ano, está numa situação um pouco mais confortável porque a vazão do rio tem se mantido estável.

Oeste

Já na região Oeste do Estado, a situação é mais delicada em Medianeira, onde o sistema está em alerta de rodízio desde o início do ano. Cascavel, que precisou de rodízio no abastecimento de setembro a dezembro de 2019, já dá sinais de preocupação. Os mananciais perderam cerca de 25% na vazão e o consumo chegou a subir 15% em relação à média do período do ano passado.

O registro de saída do lago municipal precisou ser aberto em 40% para poder complementar a vazão do Rio Cascavel, que é o principal manancial de abastecimento.

O sistema de abastecimento de Santa Tereza do Oeste também preocupa, já que o município tem necessitado de complemento com caminhão-pipa nos fins de semana porque os dois poços e o Rio Gonçalves Dias não atendem mais a demanda.

Jornal de Beltrão

Últimas Notícias