A reforma eleitoral trouxe para as eleições municipais deste ano grandes mudanças, principalmente para eleger vereadores, acabando com as coligações para as proporcionais (mantendo apenas para a majoritária). Com isso, cada partido deverá lançar sozinho a sua chapa de candidatos e chegar ao quociente eleitoral.

Na reforma também ficou definido que o número máximo de candidatos que cada partido poderá lançar é de 150% do número de vagas no legislativo. No caso de Dois Vizinhos, que são 11 cadeiras no legislativo, são no máximo 17 candidatos por partido. (seria 16,5, mas esse número e arredondado).

Para você entender o que é o quociente eleitoral, vamos utilizar os números da última eleição municipal em Dois Vizinhos:

No pleito de 2016, do total de 29.306 votos, foram 24.002 votos válidos (foram 419 votos em branco e 646 votos nulos). Pega-se esse número e divide pelo total de cadeiras, ou seja, 11 cadeiras, que chegaremos ao quociente eleitoral.

Isso quer dizer que o quociente eleitoral no município na última eleição ficou em 2.182 votos. (24.002÷11 = 2.182).

Portanto, se a regra atual valesse para a última eleição municipal, o partido que fizesse 2.182 votos, garantiria uma vaga para o legislativo e o candidato desse partido que recebeu mais votos teria sido eleito. Caso o partido atingisse o dobro desses votos, 4.364 votos, o segundo mais votado do partido também teria sido eleito, e assim por diante.

Só se elege o candidato que alcançar pelo menos 10% do quociente eleitoral, portanto, em na última eleição municipal, esse número seria de pelo menos 218 votos.

Neste ano o quociente eleitoral, deverá ser um pouco maior que os 2.182 votos da última eleição, pois o total de eleitores chegou a 31.699 (são 2.393 eleitores a mais que na última eleição municipal).

Em uma eleição proporcional, é possível que, após a distribuição das vagas entre os partidos, restem cadeiras para serem preenchidas, as chamadas “sobras”. Estas serão distribuídas por um cálculo conhecido como “Média”.

Com toda essa mudança, nem todos os partidos optaram por lançar chapas para vereador, concentrando os candidatos em alguns partidos para poder atingir o quociente eleitoral, mesmo assim, o total de candidatos ao legislativo em Dois Vizinhos poderá chegar próximo ou superar uma centena.


Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias