O Programa de Aquisição de Alimentos fechou 2011 beneficiando mais de 204 mil agricultores familiares. A previsão para 2012 é alcançar 270 mil.

O programa permite aos agricultores a comercialização de produtos junto ao mercado institucional, gerando renda, oportunidades e aquecendo a economia local.

O programa é uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

O orçamento disponibilizado pelos ministérios foi recorde no ano passado, chegando a R$ 794 milhões. E a execução, ainda em andamento, deverá alcançar a quase totalidade do previsto: mais de R$ 775 milhões.

Para o Diretor de Geração de Renda e Agregação de Valor da Secretaria da Agricultura Familiar, Arnoldo Campos, a iniciativa é muito importante.

O PAA é um programa muito importante para agricultura familiar, pois é um novo mercado que se abre. São as compras governamentais criando oportunidade de renda para agricultura familiar, que permite ao agricultor um aprendizado sobre entregas de produtos, formalidades de produtos, registros dos seus produtos e contribui também para a organização econômica da agricultura familiar, uma vez que ele fortalece as cooperativas, associações de agricultores. Com esse aprendizado o agricultor muitas vezes, passa a acessar outras mercados como, as redes varejistas locais e supermercados locais.

Através do Programa de Aquisição de Alimentos, o governo federal compra a produção da agricultura familiar a preços justos, compatíveis com os preços praticados nos mercados regionais e com isenção de licitação. Mais de 330 tipos de produtos da agricultura familiar são adquiridos: além dos alimentos tradicionais, também os produtos da sociobiodiversidade e os alimentos orgânicos são vendidos por meio do programa.

Últimas Notícias