O governador Beto Richa convocou, para esta quinta-feira, uma reunião com lideranças da região Sudoeste para propor medidas que reduzam os efeitos da estiagem, principalmente para pequenas propriedades rurais. Beto Richa afirmou que a maior preocupação do governo é poder auxiliar os agricultores familiares, que sofrem o maior impacto social. E disse que será feito tudo o possível para auxiliar e atender a esses agricultores.

O governador se reuniu ontem, deputados estaduais que representam o Sudoeste do Estado na Assembléia para acertar a agenda com outras autoridades da região.

Ficou acordado que a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e a Defesa Civil vão apresentar um plano de trabalho a prefeitos e lideranças para reduzir os problemas sociais e econômicos nas lavouras e áreas urbanas.

De acordo com o Simepar, as chuvas de dezembro ficaram abaixo de 50% da média esperada para o mês e, desde o começo do ano, não ocorrem precipitações significativas. Em Francisco Beltrão, por exemplo, choveu 35,9% do volume esperado.

A situação é pior em Pato Branco, onde a chuva ficou em 24%. Para a meteorologista Ana Beatriz Porto, do Simepar, até o fim da estação devem ocorrer períodos de chuva, mas não o suficiente para normalizar a situação das regiões atingidas pela seca.

Uma frente fria se aproxima, pelo Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e deve fazer chover forte nos próximos dias em todo o Estado, principalmente no Litoral, as pessoas que estiverem nas cidades de Antonina, Matinhos, Paranaguá e Morretes, devem ficar mais atentas. De acordo com Ana Beatriz no domingo o volume de água se reduz a pancadas isoladas.

O Deral, Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura, divulgou semana passada, o primeiro levantamento de perdas da safra de verão 2011/12. Estima-se até agora redução de 2 milhões e 55 mil toneladas de soja, milho e feijão que, aos preços de hoje, significa um prejuízo financeiro de 1 bilhão e 52 milhões de reais.

A quebra da produção representa 11,5% da safra paranaense de grãos de verão, que era estimada em 22 milhões e 13 mil toneladas.

De acordo com o diretor do Deral, Otmar Hubner, de maneira geral as condições das lavouras estão heterogêneas. Há registros de áreas em condições ruins com perdas significativas e irreversíveis e ao mesmo tempo lavouras que apresentam bom desempenho.

Últimas Notícias