O Paraná ficou em primeiro lugar em volume de emprego gerado nas indústrias, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal de Emprego e Salário, divulgada na sexta-feira pelo IBGE.

Entre janeiro e novembro de 2011, o emprego, o número de salários reais, com folha de pagamento total, descontada a inflação e as horas pagas, cresceram 5,5%, 9,2% e 3,0% em relação ao mesmo período de 2010.

O Paraná também registrou a liderança entre os estados brasileiros em horas trabalhadas, perdendo apenas para Pernambuco, e ficou em terceiro lugar na variação da folha de pagamento.

Em novembro, o volume de pessoas ocupadas no Estado aumentou 5,3%, contra queda de 0,5% no País. Gilmar Mendes Lourenço, diretor presidente do Ipardes, o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, afirmou que os dados comprovam o forte aquecimento do mercado de trabalho do parque industrial paranaense no ano passado.

Segundo Gilmar Lourenço, no caso da indústria paranaense, os setores que mais contribuíram para puxar as estatísticas de ocupações e rendimentos foram os máquinas e materiais elétricos e de comunicações, alimentos e bebidas, meios de transporte, metalurgia e produtos de metal.

Para o presidente do Ipardes, os ativos contabilizados pelo IBGE a respeito da indústria do Paraná em 2011 revelam a importância do trabalho de retomada do processo de industrialização pela atual gestão do Governo do Estado, que foi bem aceito pela iniciativa privada.

Ele disse ainda que outros fatores relevantes para os resultados são o retorno da capacidade de realizar planejamento de longo prazo e o Paraná Competitivo que, em menos de um ano, atraiu mais de 9 bilhões de reais em investimentos industriais para várias regiões do Estado. Gilmar Lourenço também citou as ações descentralizadas da Agência de Fomento e a definição da estrutura da Agência Paraná de Desenvolvimento.

Últimas Notícias