O PSD (Partido Social Democrático) nasce no Sudoeste com uma bancada de 30 vereadores, dois prefeitos e um vice-prefeito. O vereador de Pato Branco e coordenador do partido na região, Guto Silva, disse que “o Trabalho foi bem feito conversando com as lideranças nesses últimos 60 dias, acredito que conseguimos um bom resultado”.

Além dele, que foi o campeão de votos em Pato Branco em 2008, outros nomes de peso político são os vereadores Charles Werner (Renascença) e Edson Ribeiro Padreco (São Jorge) — presidente e ex-presidente da Acamsop-13 respectivamente.

Dois prefeitos também aderiam ao novo partido, Mauro de Almeida (Coronel Domingos Soares) e Rogério Benini (Honório Serpa). Ambos foram eleitos em 2008 e poderão ser candidatos à reeleição no ano que vem.

O PSD tem o número 55 e o presidente nacional da sigla é o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. No Paraná, as principais lideranças são: o deputado federal Eduardo Sciarra (o mais votado do DEM em 2008, com 102 mil votos), o deputado estadual Ney Leprevost (único do PP eleito em 2008, com 79,7 mil votos) e o ex-deputado federal Alceni Guerra.

O PSD tem dois governadores: Raimundo Colombo (SC) e Omar Aziz (AM).

Nessa criação da nova sigla, quem mais perdeu no Sudoeste foi o DEM, com oito cadeiras subtraídas do legislativo e uma do executivo. PMDB, PTB e PPS perderam quatro vereadores cada um. No executivo, quem perdeu mais foi o PDT, dois prefeitos. Não há perigo de o mandato ser questionado, já que a migração dos políticos foi para um novo partido.

 Fonte: Jornal de Beltrão  

Últimas Notícias