Após a morte de Steve Jobs, no último dia 5, as polêmicas em torno do gênio da Apple continuam. Dessa vez, o que circula na mídia e nas redes sociais é a declaração de Jonathan “Jony” Ive, chefe de projetos industriais da Apple, que disse ter se irritado algumas vezes com Jobs, por levar o crédito por suas ideias.A confissão foi feita a Walter Isaacson, quando coletava dados para a biografia “Steve Jobs” que, a partir de hoje, já pode ser encontrada nas prateleiras das livrarias. No livro, Isaacson cita o “temperamento sensível” de Ive e diz que ele ficava muito magoado com o grande crédito dado a Jobs pelas criações das equipes da Apple, já que nutria por ele uma amizade sincera.

Na entrevista, Ive disse, se referindo a Steve: “ele vai analisar minhas ideias e dizer : ‘Esta não é boa’… ‘Eu gosto dessa’… Mais tarde eu vou estar sentado na plateia e ele vai estar falando sobre isso como se fossem suas ideias. Dói quando ele leva o crédito por um de meus projetos.”

Ive também demonstrou preocupação com uma possível vulnerabilidade da empresa, já que Jobs era visto de fora como o único que tinha as ideias na Apple. Contudo, não se pode falar em ingratidão de sua parte, já que ele elogiou Jobs por dedicar especial atenção às ideias e conduzi-las entusiasticamente até transformá-las em realidade. “As idéias que vêm de mim e minha equipe teriam sido completamente irrelevantes se Steve não estivesse aqui para nos empurrar, trabalhar com a gente, e transpor todas as resistências para transformar nossos conceitos em produtos”.Por outro lado, Jobs teria dito a Isaacson que Ive era o que melhor entendia os projetos de seu núcleo e acrescentou: “se eu tive um parceiro espiritual na Apple, foi Jony”.

Últimas Notícias