blog-details
  • 09 Jun 2017

  • Foto: Rodrigo Bauer

  • 484

A previsão de neve se confirmou na manhã de hoje (09) na altitude da região do Horizonte, entre o Sul do Paraná e Meio Oeste de Santa Catarina. Um vídeo foi feito na Fazenda do Salto nos Campos de Palmas/Água Doce, próximo das usinas eólicas, mostra o fenômeno. Embora em pequena quantidade, o fenômeno ocorreu logo após a chuva congelada, que também foi percebida no perímetro urbano de Palmas/PR. Em alguns locais há informações que a neve caiu por cerca de 10 minutos.

No perímetro urbano e na altitude dos Campos de Palmas houve o registro de chuva congelada. Na região do Horizonte, os termômetros internos por volta das 11h00 marcavam 2ºC. No perímetro urbano, no mesmo horário, a temperatura era de 5°C.

A chuva congelada é quando a precipitação cai na forma de gelo, mas não é confundida com granizo porque ocorre sempre em áreas de transição entre a chuva e a neve. Costuma-se dizer que é o estágio inicial da neve antes de chegar na sua forma mais tradicional em flocos.

A massa de ar frio e seco se desloca no decorrer da sexta-feira sobre todas as regiões do Estado, aumentando o frio, por isso as temperaturas mínimas ocorrem no período da noite de sexta. Para a madrugada/manhã deste sábado, o Simepar aponta mínima de -3.0°C, em Palmas.

Fonte: Portal RBJ

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/educadoradv/

Últimas Notícias