Na manhã de quinta-feira, durante a reunião na Associação Empresarial de Dois Vizinhos (Acedv/CDL), foi feita a avaliação e apresentação de dados do Programa Cidade Empreendedora. O trabalho vem sendo desenvolvido através de diversas parcerias que abrangem o poder público, a Acedv/CDL e o Sebrae. 
Sérgio Benitez Miró, consultor do Sebrae, apresentou alguns dados da evolução que o programa vem apresentando. "Esse programa nasceu em cima da lei complementar 123/06, que trabalha o estatuto nacional da micro e pequena empresa, fazendo com que ele fosse implantado nos municípios", explicou. 
As ações em Dois Vizinhos começaram há alguns anos. "Começamos em 2010 e, de lá para cá, foram realizadas diversas ações. O programa cidade empreendedora, até o final de 2016, estava na fase de implantação, onde se preocupou muito com a questão legal, de atualizar legislação, a parte burocrática", disse. 
Nos últimos meses, foram desenvolvidas diversas ações práticas. "A partir de 2017, o programa entrou numa nova fase, que foi a implementação e, por isso, esse bom resultado foi obtido. Foram realizadas, em diversas áreas, diversas ações. Podemos destacar compras públicas, a desburocratização e simplificação dos processos e também o associativismo. São áreas importantes, que geram impacto muito grande na sociedade de curto prazo, mas ainda existem ações sendo desenvolvidos na área de educação, de crédito e financiamento que também vão gerar impactos ainda maiores no futuro. O programa vai ser desenvolvido até 2020, então temos dois anos pela frente e muitos resultados positivos vão aparecer ainda", completa. 

Cenário atual
Dois Vizinhos conta atualmente com cerca de 4,3 mil empresas, sendo que 95,8% delas se encaixam como micro e pequena empresas. Em 2013, no entanto, dos R$ 37 milhões investidos pela prefeitura nas compras públicas, apenas R$ 21 milhões ficaram nas empresas locais. "Esse número, com certeza, mudou bastante a partir de 2014, quando implantamos a lei e começamos a trabalhar forte com as micro e pequenas empresas", adianta Márcia Frigotto, secretária de Finanças e Administração. 
Ela destacou, inclusive, que no site da Prefeitura já está publicado o Caderno de Oportunidades, que mostra o planejamento de compras do poder público e pode servir para as empresas se programarem. "A nossa nota, quando começamos o trabalho, era 2,70, com meta para terminar 2017 com 6,50. A notícia boa é que terminamos o ano com média 8,80, a melhor do Sudoeste. Dois Vizinhos é o melhor ambiente de negócios da região", enfatizou Sérgio. 

Prefeito comemora os números
Raul Isotton (MDB), prefeito de Dois Vizinhos, relatou que o objetivo é fortalecer, cada vez mais, as empresas da cidade. "Desde 2013 nós iniciamos esse projeto e até fomos eleitos pelo Sebrae como prefeito empreendedor. Já tínhamos iniciado lá com a questão das compras governamentais, onde pedimos a participação, abrimos para que todas as empresas locais pudessem participar ativamente dos processos de licitação de produtos e serviços. No ano passado, começamos a regulamentar, através de leis e decretos. Evoluímos muito e Dois Vizinhos está de parabéns pelo trabalho que está fazendo porque isso está fortalecendo o comércio local. A lei geral dá preferência para essas empresas e vale pedir para os empresários que participem, se organizem, procurem a Prefeitura, a sala do empreendedor para ser parceira do município", conclui. 

Fonte: Alexandre Baggio/ Jornal de Beltrão

Últimas Notícias