Ao receber o aval do governo federal e do Ministério da Defesa, militares do 34º Batalhão de Infantaria Motorizado, de Foz do Iguaçu, se deslocaram ontem para a aduana brasileira na Ponte da Amizade, uma semana depois do anúncio de mais um caso de febre aftosa registrado no Paraguai.

Os 16 militares designados na operação ajudam a garantir a segurança dos fiscais do Ministério da Agricultura e da Secretaria Estadual da Agricultura, durante as abordagens e a realização dos serviços do rodolúvio e do arcolúvio.

No fim da semana passada, o Batalhão enviou à Superintendência Estadual do Ministério da Agricultura ofício com informações sobre a logística e as despesas e a ajuda de custo para a participação na fiscalização de prevenção à entrada do vírus no Brasil.

O Exército não soube informar a quantia solicitada ao governo para garantir o transporte dos soldados, alimentação e despesas com a manutenção dos veículos militares.

No Paraná, o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, destaca que a situação no Paraná é de tranquilidade, buscando números satisfatórios em relação à última campanha de imunização do rebanho contra a febre aftosa.

Segundo ele, o objetivo agora, até 2013, é obter o status de área livre de aftosa sem vacinação.

Últimas Notícias