História da Rádio Educadora
de Dois Vizinhos

Acreditamos que as comemorações dos 45 anos da Rádio Educadora FM de Dois Vizinhos representam o momento adequado para fazermos uma pequena viagem no tempo e voltarmos ao ponto inicial dessa trajetória marcada por tantas realizações.
Numa época em que a região Sudoeste paranaense e a cidade de Dois Vizinhos ainda não dispunham de grande estrutura, o meio social era particularmente penalizado com a falta de um veículo de comunicação capaz de refletir a realidade local e, ao mesmo tempo, com características próprias, manter a população a par dos demais acontecimentos. Assim, quando no início da década de 1970, o Ministério das Comunicações brasileiro acenou com a possibilidade de liberar um canal de rádio para Dois Vizinhos, diversas lideranças locais se mobilizaram para realizar o sonho de criar sua própria emissora. Era o ano de 1972. O país vivia sob o regime militar, uma época marcada pela restrição ao surgimento de novos veículos de comunicação, por isso a oportunidade não podia ser desperdiçada. Imediatamente formou-se uma sociedade, que deu origem à empresa Rádio Educadora de Dois Vizinhos Ltda., em 05 de maio de 1972. Os sócios fundadores eram Pe. Natalício José Weschenfelder, Hilário Martim Dalpasquale, Ervelino Coletti, Ivanor Baldissera, Magiorino Natal Galeazzi e Amado Campagnoni.
Porém, somente em 1974 o governo publicou o esperado edital autorizando a abertura da concorrência pública que resultou na concessão da permissão para a empresa Rádio Educadora de Dois Vizinhos Ltda. explorar os serviços de radiodifusão sonora, em Ondas Médias, na cidade de Dois Vizinhos, de acordo com a Portaria Ministerial nº 823, de 29 de setembro de 1975.
Coincidentemente, nesse mesmo dia, 29 de setembro de 1975, no exato instante em que o programa A Voz do Brasil anunciava a concessão da autorização de funcionamento à Rádio Educadora de Dois Vizinhos, um incêndio de grandes proporções destruía completamente as instalações da empresa Comércio Pagnoncelli Ltda. Esse fato abalou profundamente o projeto de instalação da emissora, uma vez que os seus custos eram integralmente subsidiados por essa empresa, que se viu obrigada a priorizar a recuperação da sua estrutura, abandonando temporariamente o novo empreendimento.
Em seguida, o propósito de criação da Rádio Educadora sofreu nova baixa, quando o então prefeito Ervelino Coletti – também sócio da empresa de comunicação – convidou o professor Valdir Luiz Pagnoncelli para assumir a pasta de Secretário Geral da sua administração. Como os assuntos ligados à administração municipal demandavam dedicação incondicional, por muito pouco não se perdeu a concessão governamental, pois o prazo para a instalação da emissora era de apenas dois anos a partir da sua expedição. E faltando apenas quinze dias para expirar o prazo para a entrega do projeto técnico ao DENTEL – Departamento Nacional de Telecomunicações (à época, o órgão responsável por fiscalizar o funcionamento das emissoras de rádio), Valdir Luiz Pagnoncelli foi convidado para assumir o desafio de montar e operacionalizar a tão sonhada Rádio Educadora FM de Dois Vizinhos.
A isso, seguiu-se uma verdadeira maratona de viagens, projetos, papeis e burocracia – a ponto de, em um único dia, Valdir Pagnoncelli precisar viajar a Curitiba para participar de reuniões e resolver problemas, voltar a Francisco Beltrão e retornar à capital do Estado. Foram dias de intensa atividade e expectativa, pois as distâncias eram grandes e não se contava com as facilidades atuais. Documentos precisavam ser redigidos, assinados, validados e entregues pessoalmente, pois os prazos eram extremamente reduzidos. Taxas e os mais diferentes valores precisavam ser pagos. Tudo isso Valdir Pagnoncelli fez como Procurador do então sócio-gerente da empresa de comunicação, Pe. Natalício Weschenfelder, que viajara a trabalho para a Europa. O ir e vir era praticamente incessante.
Com o término da gestão de Ervelino Coletti, Valdir se afasta da prefeitura e se compromete integralmente com a estruturação final da emissora. Essa fase envolveu a aquisição do terreno para a instalação da antena (sistema irradiante), o aluguel do espaço para os estúdios de transmissão e a compra dos equipamentos de estúdio, da antena e do transmissor. A montagem da emissora enfrentou toda sorte de dificuldades técnicas, humanas e, principalmente, financeiras. Valdir Pagnoncelli lembra que, em certa ocasião, precisou vender os bancos reclináveis do seu Corcel para conseguir dinheiro para dar sequência aos trabalhos. Nestes momentos difíceis, pessoas como o prefeito na época, Ervelino Coletti e Olindo Pedro Pagnoncelli, o gerente da empresa Comércio Pagnoncelli Ltda, foram fundamentais.
Desse modo, com o mínimo de recursos e o máximo de ousadia, a Rádio Educadora iniciou suas transmissões em caráter experimental às 14 horas do dia 25 de julho de 1977; e no dia 05 de agosto, recebeu a certificação do DENTEL para operar em caráter definitivo. Assim, 05 de agosto de 1977 passou a ser a data oficial do início das atividades da Rádio Educadora FM de Dois Vizinhos e um marco na história da comunicação no Sudoeste paranaense.
Desde então, incontáveis benefícios foram conquistados com a contribuição direta deste veículo que se mostrou indispensável à comunidade, uma vez que desde muito cedo assumiu a responsabilidade de dar voz aos anseios e necessidades da população, promovendo discussões e incentivando a participação popular nas grandes decisões. Além disso, ao longo dos últimos 45 anos, a Rádio Educadora testemunhou e relatou incontáveis eventos que movimentaram a opinião pública e impactaram a vida da comunidade das mais diferentes formas. A inauguração de uma nova era econômica, com a chegada da gigante Sadia e as transformações impostas pelo progresso; o crescimento populacional e suas consequências; as expectativas, conquistas e desilusões da nossa gente com a política, o esporte, a economia e tantas outras situações; a satisfação dos nossos agricultores com as grandes safras e seu sofrimento com as adversidades climáticas; nosso progresso em áreas estratégicas como educação, saúde, indústria e tecnologia; enfim, os dramas e as alegrias vividos pela população nos mais diversos aspectos de suas vidas, aliados ao entusiasmo e ao comprometimento da direção e de toda a equipe da Rádio Educadora de Dois Vizinhos, foram as molas propulsoras dessa trajetória memorável.
Ao fazermos esta breve reflexão, percebemos o quanto somos privilegiados por termos feito parte de tantas vidas durante tanto tempo. Mas apesar disso, entendemos que o nosso aprendizado ainda está longe de ser o suficiente, por isso esperamos merecer o respaldo da população de Dois Vizinhos e da região por, pelo menos, outros 45 anos!"

A Fundação

O edital no 37/1974 abria concorrência pública para exploração de um serviço de radiodifusão sonora na cidade de Dois Vizinhos, Estado do Paraná.
Faltando 15 dias para expirar o prazo para entregar o Projeto Técnico das instalações ao então Dentel, Valdir Luiz Pagnoncelli foi convidado para assumir o desafio de montar a sonhada Rádio Educadora de Dois Vizinhos.
A portaria nº. 823 de 29 de setembro de 1975 outorgava permissão a empresa RÁDIO EDUCADORA de Dois Vizinhos Ltda.
A emissora, depois de muitas dificuldades, começou a ser montada e somente as 14 horas do dia 25 de julho de 1977, entrou no ar, em caráter experimental, com seus estúdios no subsolo do prédio da então Farmácia Santa Cruz, na Rua João Dalpasquale, esquina com a Rua do Comércio.
No dia 05 de agosto de 1977, passou a irradiar em caráter definitivo, na frequência de 1.570 KHZ e com potência de 250 Watts, com transmissor MORATO.
O Decreto Presidencial nº. 84.042 de 1º de outubro de 1979, autorizou um aumento de potência para 1.000 watts, com transmissor ELVITEC.
A inauguração da potência de 1.000 Watts, com transmissor Elvitec, aconteceu no dia 21 de abril de 1980.
Já na data de 28 novembro de 1981, a emissora passou a funcionar em prédio próprio na Rua do Comércio, 654, com 475m2 de área construída.
A portaria ministerial nº. 63 de 27 de abril de 1988, autorizou a Rádio Educadora mudar sua frequência de 1570 KHZ para 1.300 KHZ e aumentar sua potência de 1.000 Watts para 5.000 Watts.
A Rádio Educadora sempre se firmou pela ótica, moral e bons costumes. Sempre foi a sentinela da comunidade local e regional, fato que proporcionou credibilidade junto a milhares de ouvintes e grande retorno a seus anunciantes.
Atendendo as exigências de mercado, a partir de 10 de dezembro de 2020, a emissora mudou-se para sua nova sede, na Rua Dedi Barrichello Montagner, 250, no 1º andar, situado no Edifício Pagnocelli, contando com novos equipamentos e nova programação.

Nossa Missão

Contribuir com o entretenimento e cultura da população através da música e informação.

Visão

Ser uma emissora atualizada, diferenciada e reconhecida pelo seu universo de ouvintes e anunciantes.

Princípios

- Postura ética em todas as ações.
- Adoção de programas de melhoria contínua em gestao, programação e comercialização.

Perfil

A RÁDIO EDUCADORA cobre extensa área do Sudoeste e Oeste Paranaense com programação sempre norteada em princípios óticos e cristãos que lhe dao grande credibilidade junto a ouvintes e anunciantes.
Tem perfil de público baseado nas classes A, B e C, formador de opinião e potencialmente ativo economicamente, sendo feminino e masculino.

Público

O público ouvinte da Rádio Educadora é o mais diversificado em toda sua área de abrangência. A Rádio Educadora abre espaço para todas as entidades representativas das forças vivas da comunidade.
Seus microfones são a verdadeira tribuna livre da manifestação democrática, priorizando sempre o fomento, o progresso e o desenvolvimento integrado. A RÁDIO EDUCADORA prioriza a defesa intransigente dos interesses comunitários por isso há estreita fidelização com seu grande universo de ouvintes.

Filiações

A RÁDIO EDUCADORA é uma emissora filiada a:

AERP- Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná;
www.aerp.org.br
ABERT- Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão;
www.abert.org.br
UNDA BRASIL- União de Radiodifusão Católica do Brasil;
www.rcrunda.com.br
RCR - Rede Católica de Rádio.
www.rcrunda.com.br

Informações Técnicas

Nome: Rádio Educadora FM de Dois Vizinhos Ltda
Estúdios: Avenida Dedi Barichello Montagner, 250 - Sala 104
Prefixo: ZYO 596
Frequência: 107.3 Mhz
Emissora: Frequência Modulada
Horário no ar 24 horas
Sistema Irradiante: Rua das Tulipas, 228
Potência: 1.000 watts
Transmissor : BT 1000 Watts
Fabricante: BT Telecomunicações - Porto Alegre - RS.

Nosso Ambiente