Na última segunda-feira, 12, a Secretária de Saúde de Cruzeiro do Iguaçu, Cleusa Pinzon, atendeu o pedido do vereador Jean Cardoso (PSDB) e utilizou a tribuna da câmara para falar sobre as ações de sua pasta.

Cleusa frisou que o município vem fazendo o melhor para atender a população e que licitações estão em andamento para contratar mais profissionais. “Tenho, na secretaria, uma equipe comprometida com o trabalho. Na atual situação, dentro da pandemia, está sendo feito o melhor possível para atender as demandas e o maior desafio, de momento, é a falta de alguns profissionais, pois algumas áreas ainda estão descobertas em virtude do processo de licitação que leva certo tempo para serem concluídos”, explicou.

 

Contratações

A equipe vai aumentar. “Estamos em processo de licitação para agentes de saúde, pediatria, clinico geral, ortopedia, dermatologia, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal, odontologia, exames de laboratório, imagens e ultrassom, ressonância, tomografias. Isso tudo é necessário para a saúde municipal”, enfatizou.

Cleusa Pinzon explicou que o município vem utilizando os serviços oferecidos pelos consórcios para poder realizar os atendimentos. “Dentro dessa realidade, estamos usando o máximo possível dos consórcios, Associação Regional de Saúde do Sudoeste (ARSS) pactua os serviços de todos os municípios e através deles nós conseguimos um preço muito melhor em serviços médicos e exames. Dentro da ARSS está o Centro Regional de Especialidades (CRE). Antigamente este serviço era centralizado, agora a associação está conveniando serviços e profissionais fora do CRE, descentralizando estes atendimentos”, explicou.

Ela ainda enfatizou que os hospitais de Dois Vizinhos já não estão conseguindo atender a demanda de Cruzeiro do Iguaçu, que tem enviado pacientes para outros municípios, através do consórcio com a ARSS. “Estivemos reunidos com os prefeitos de Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos e Boa Esperança do Iguaçu para uma conversa a respeito de nossos hospitais de referência que estão em Dois Vizinhos. Temos pacientes também encaminhados para Francisco Beltrão e Pato Branco. Infelizmente, devido a pandemia, os hospitais estão cheios, nossos hospitais de referência estão recebendo pacientes de Covid de outros municípios.  Nessas conversas entre diretores de hospitais e prefeitos, nós entendemos que o sonho de muitos, que é fazer um convênio com os dois hospitais de referência de Dois Vizinhos, é inviável. O Hospital Pró-Vida deixou claro para nós que não consegue mais atender essa demanda de Cruzeiro do Iguaçu. Temos atualmente uma proposta de melhoria dos hospitais que realmente é necessária e a gente está buscando isso”, explicou.

 

Vacina

Sobre a vacinação da Covid em Cruzeiro, Cleusa ressaltou que a imunização está em um bom ritmo. “Acredito que final do mês que vem chegam as vacinas até para os professores. Estamos no momento vacinando o grupo acima de 65 anos. A chegada das doses é imprevisível, pois nós recebemos aos poucos. A gente fica sabendo no dia quantas doses vem para o município, mas está dando certo, não temos aglomerações e a vacinação está andando bem”, disse.

A sessão completa com a participação da secretária de saúde, Cleusa Pinzon, está disponível em live na página do Facebook da Câmara Municipal de Cruzeiro do Iguaçu.

Fonte: Portal Educadora

 

Últimas Notícias