No último dia 9 de abril, os professores André Roberto Ortoncelli, Franciele Beal e Marlon Marcon, membros do grupo de pesquisa em Inteligência Computacional e Design de Interação (ICDI) da UTFPR de Dois Vizinhos, ganharam o prêmio de melhor artigo completo publicado no evento Computer on The Beach (COTB). De acordo com o Índice Qualis (mantido pela coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior do Ministério de Educação do Brasil), o COTB é o evento de maior impacto na área de ciência da computação entre todos os eventos realizados anualmente na região sul do Brasil.

O artigo premiado é intitulado “An automated approach to mitigate transcription errors in braille texts for the Portuguese language” e será publicado nos anais do COTB 2021. Esse trabalho apresenta uma abordagem baseada em cela braille para mitigar erros de correção de textos transcritos de braile para português. Braille é um sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão. Como a maioria das pessoas não têm domínio do sistema braille, o trabalho publicado é importante, pois contribui para reduzir limitações na comunicação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam aproximadamente 285 milhões deficientes visuais no mundo. Nesse contexto, se destaca a relevância do trabalho. Destaca-se que, em virtude da pandemia, todo o evento foi realizado de forma 100% on-line, recebendo a submissão de 264 trabalhos de todas as regiões do país. Dos quais apenas 33,5% foram aceitos para publicação no evento. Dentre os trabalhos aceitos, o artigo dos professores do grupo de pesquisa ICDI foi escolhido como o melhor trabalho completoO vídeo da cerimônia de encerramento e premiação está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i33ZnYtaf5Q

Fonte: Assessoria

Últimas Notícias