O prefeito Carlinhos Turatto (PP) sancionou, na segunda-feira (05), o Projeto de Lei 002/2021 de autoria do vereador Cledemir José Mezzomo (PSC) que declarou de utilidade pública a Associação Clube BBC de Ciclismo.

O projeto de lei foi aprovado, por unanimidade, em segunda votação, na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Dois Vizinhos na segunda-feira (05).

Conforme o vereador Mezzomo, a finalidade do projeto é estimular a prática do ciclismo. “Foi uma demanda apresentada por alguns integrantes da associação e nós de imediato, fomos atrás disso e buscamos apoio dos demais vereadores. Foi cedido este Título de Utilidade Pública para que o Clube BBC consiga verbas do Estado. Os integrantes fazem um trabalho voluntário e quando promovem campeonatos, vemos a dificuldade financeira. Então este título abre oportunidades para resolver isso, inclusive pelo Nota Paraná. Já foi conversado com o deputado Paulo Litro (PSDB) para que ele proponha na Assembleia Legislativa o Título de Utilidade Pública. O ciclismo tem tido a cada dia mais adeptos, então temos que pensar em ciclovias e também na conscientização dos motoristas com os praticantes. Estou muito feliz com a aprovação, temos que incentivar porque esporte é saúde”, disse.

Rafael Tartari, o Buguelo, vice-presidente do Clube BBC, falou sobre a importância da conquista. “A associação ajuda atletas na disputa de competições que representam o município de Dois Vizinhos. Hoje temos patrocínio que arcam com parte dos custos, como inscrições, hospedagens e alimentação. Com este Título de Utilidade Pública vamos buscar mais verbas, principalmente pelo Nota Paraná, para dar uma estrutura melhor aos atletas na prática de ciclismo. Temos desde menores de idade até pessoas com idade avançada participando do Clube BBC e todos com condições de disputar competições a nível nacional. Se conseguirmos estas verbas, vamos investir não apenas nos atletas, mas também em ações sociais, como campanhas de conscientização no trânsito, eventos e em melhorias para prática do ciclismo em nossa cidade”, explicou.

PEDAL DA FÉ

Na última sexta-feira, 2, membros do Clube BBC de Ciclismo, de Dois Vizinhos, organizaram o primeiro Pedal da Fé. Os ciclistas saíram de Dois Vizinhos, foram até a balsa no distrito de Foz do Chopim, que liga Cruzeiro do Iguaçu a Quedas do Iguaçu e, em seguida, passaram pelo santuário de Nossa Senhora da Saúde, numa forma encontrada para celebrar a sexta-feira santa. “A pedalada reuniu cerca de 30 ciclistas, onde saímos às 6 horas da manhã do Parque de Exposições, mantendo todas as medidas preventivas quanto ao coronavírus”, disse Buguelo.

O ciclista destacou a importância da conscientização dos motoristas em terem respeito com os praticantes do esporte, diante da falta de estrutura nas rodovias da região. “Nós não temos estrutura e praticamos o esporte do jeito que está. O Clube BBC pretende brigar por melhorias na infraestrutura, mas os motoristas estão vendo o aumento da prática do ciclismo em nossa região e só temos que agradecer a eles pelo respeito que estão tendo com os praticantes, diminuindo a velocidade ao passar, mantendo distância (por lei deve-se respeitar 1,5m de distância no momento de ultrapassar ciclista). Esta prudência é muito importante, tanto nas rodovias quanto na cidade”, destacou Buguelo.

Fonte: Portal Educadora

Últimas Notícias